No Dia do Livro Infantil, escritora lagopratense dá dicas para incentivar leitura

O primeiro livro publicado pela escritora é o (S) Cem Segredos. (Foto: Tamíris Júlia/Arquivo Pessoal)

No Dia do Livro Infantil, escritora lagopratense dá dicas para incentivar leitura

A leitura na primeira infância é primordial para desenvolvimento da criança. Deste modo, neste 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, a redação conversou com a escritora lagopratense Tamiris Júlia Amaral, que falou sobre o a importância da leitura infantil, o que a fez publicar seu primeiro livro e deu algumas dicas para incentivar o interesse da garotada pelos livros.

A escritora disse que o incentivo é pilar principal para desenvolver a paixão por leitura e também escrita na infância.

“Sempre fui apaixonada por leitura, e logo minha imaginação não parava de produzir e eu precisava colocar aquilo no papel, mas não tinha intenção de publicar o (S) Cem Segredos, porém tive o incentivo da professora Sara Lacerda, que foi muito importante, e é isso que as crianças precisam, porque muitas vezes elas não têm ninguém diz que ela consegue, e é muito legal é quando alguém fala ‘Faz! É possível sim! ’”, declarou a escritora.

Tamiris ainda disse que os pequenos não devem parar de ler e escrever, e dá uma dica aos pais.

“Às vezes os livros podem ser refúgio em tempos de dificuldades. Livros são importantes, não os deixe de lado, porque quando você lê um livro, você está fazendo algo grandioso. Por mais que pense que não vá precisar de leitura, faça um esforço de ler, porque a leitura é importante em tudo que vamos fazer nesta vida! O conselho que dou tanto para os pais e crianças, que elas cultivem a literatura, pois é importante para o crescimento do ser humano”, ressaltou Tamiris.

A escritora disse que o incentivo é pilar principal para desenvolver a paixão por leitura e também escrita na infância.(Foto: Tamíris Julia/ Arquivo Pessoal)

Já tendo lido diversos livros na infância, a escritora contou que que se recorda até hoje de uma obra em especial,  o “O Mistério do Caderninho Preto”, e ela o recomenda.

“O Mistério do Caderninho Preto foi um livro que me marcou muito. Foi meu primeiro de muitos livros de suspense. Ele mexe com a criatividade da criança, faz ela imaginar cenários e hipóteses junto com os personagens. Além disso, é um suspense leve, sem crimes nem nada, é muito gostoso de ler! Recomendo muito”.

Tamiris Julia é autora de quatro livros: (S) Cem Segredos e Ele é um anjo, ambos publicados; Apaixonada Por Um Anjo e Asas Protetoras na plataforma digital Wattpad.

Aos pais, o Sou + separou algumas dicas para incentivar a leitura:

  • Ter sempre bons livros e material de leitura em casa. Guarde os livros em local que a criança possa alcançar;
  • Frequente bibliotecas, livrarias e salas de leitura;
  • Coloque os livros e a leitura no dia a dia da família.

Como ler para bebês e crianças

  • Ler interagindo, mostrando, encenando, apontando, ouvindo, enfatizando rimas, conversando;
  • Ler imitando gestos ou fazendo barulhos engraçados;
  • Deixe a criança pensar, falar, perguntar;
  • Estimule a criança a observar as imagens e, aos poucos, as palavras;
  • Deixe a criança pegar no livro, virar as páginas.

Redação