(Foto: Julia Silva/Arquivo Pessoal)
Mulheres na corrida! Lagopratense se destaca em campeonatos do esporte; conheça a história da atleta
A lagopratense Julia Silva foi notícia no último domingo (17), quando foi a primeira mulher a completar o percurso de 6km da “Corrida Rústica em Homenagem a São Sebastião”. Em 2022, foram inúmeras medalhas conquistadas através dessa paixão que vem da infância.
O Sou+Lagoa conversou com a atleta sobre sua história com a corrida e as conquistas em outros campeonatos de corrida.
“Minha história com a corrida é antiga. Quando eu era novinha participei de provas de corrida, já gostava muito do esporte, porém por um incidente acabei deixando de correr. Essa paixão vem desde minha infância e que eu pude redescobrir e recomeçar mesmo após muitos anos. E como é bom a chance de recomeçar!”, conta ela. Em 2019, 18 anos depois, surgiu a vontade de retomar o hábito de correr por incentivo de uma amiga – e a paixão pelo esporte ressurgiu.
A atleta aponta o ano de 2022 como um ano que ficará marcado pelas conquistas e pelas primeiras vezes: Julia esteve pela primeira vez em corridas como a maratona SP City, onde correu 21km pela primeira vez; e a Volta Internacional da Pampulha, a maior corrida de Minas Gerais. Segundo ela, era uma prova que almejava muito e que foi ainda mais marcante pelo resultado obtido em meio a tantos competidores.
“Foi um ano de muitas realizações através da corrida. E sem dúvidas a minha primeira meia maratona foi marcante. Cada prova traz ensinamentos e nos marca em algo, mas a primeira vez é especial”, contou.
Em Lagoa da Prata, Julia levou o primeiro lugar geral feminino na Night Run de 8km no maior evento esportivo da região, o Sense Extreme Days.
“Em 2023 eu espero viver o que for a vontade de Deus para mim. E se Deus me permitir, pretendo continuar em busca de evoluir, focar nos treinos específicos de corrida, na planilha e conciliar com o fortalecimento e pilates, para poder alcançar meus objetivos que são recorde pessoal nos 5km e nos 21km. E tudo isso é um conjunto para poder chegar no que almejamos”, disse ela sobre as expectativas para este novo ano.
Para quem pensa em começar a correr, a atleta deixa um incentivo e aponta a corrida como algo libertador e desafiador. E reforça: começar no próprio ritmo é o melhor caminho!
“A corrida é algo que nos mostra o quanto podemos vencer nossos medos, nosso cansaço, nossas lutas diárias, vencer a nós mesmos, que somos nosso maior rival. A corrida transforma nossa mente. Nos faz sentir capazes. Então você que tem vontade de correr, não pense muito, só vai. Pode ser difícil no início, comece aos poucos, caminhe, corra, vá revezando e aos poucos você vai notar como o corpo vai se adaptando e o quanto você vai se sentir bem. É pra mente e para o corpo. Calça um tênis e vai, no seu ritmo, no seu tempo, sem comparações, mais por você e para você!”, finalizou.