Foto encaminhada para o #soumaislagoa.(Foto: Reprodução da Internet)
Moradores registram incêndio no Bairro Américo Silva em Lagoa da Prata
Na noite da última segunda-feira (19) moradores encaminharam para o #soumaislagoa vídeos e fotos de um incêndio em uma área próxima ao Bairro Américo Silva – as causas do incêndio não foram identificadas.
De acordo com a moradora, Samia Amim, que mora no Bairro Américo Silva, as queimadas na área são frequentes. “Notamos a queimada por volta das 17h, mas não vimos como o fogo começou. É muita fumaça, sujeira nas casas, animais peçonhentos que se deslocam para as casas e dificuldade em respirar. Inclusive ontem, a porta das nossas casas ficou muito quente e ainda há risco até de explosão por causa dos automóveis estacionados nas garagens”, falou a moradora.
Conforme informações do G1, quando o Corpo de Bombeiros do Posto Avançado de Arcos chegou no local, foi constatado um incêndio de grandes proporções, que já havia atingido uma extensa área. O combate às chamas foi iniciado próximo às residências enquanto era realizado o controle do fogo para outras áreas.
Durante os trabalhos, brigadistas Biosev apoiaram no combate às chamas com dois caminhões-pipa. Em aproximadamente duas horas as chamas foram controladas. Os militares não especificaram quantos litros de água foram usados para controlar as chamas.
O que diz a Secretaria de Meio Ambiente
A redação também falou com a Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Assessoria de Comunicação, que destacou que, “por ausência de material humano e também de equipamentos específicos, a Secretaria de Meio Ambiente, lamentavelmente não oferece nenhum tipo serviço relacionado ao combate de incêndios em terrenos urbanos. Entretanto, a Secretaria de Transportes possui um caminhão pipa de curto alcance que pode auxiliar no combate a pequenos focos”, informou.
A Secretaria de Meio Ambiente também falou que é importante que a população tenha consciência da importância de não provocar focos de incêndio e não usar o fogo como ferramenta de limpeza de lotes. “É de fundamental importância, ressaltar que a empresa Biosev nos auxilia com sua brigada de incêndio sempre que possível”.
Queimada no município
No dia 7 de julho, câmeras do Clima ao Vivo, em parceria com a Netwise Internet, registraram uma queimada em Lagoa da Prata.
De acordo com informações da Biosev, na manhã do dia 8 de julho, a área queimada foi de 267 hectares, sendo 60 hectares de palhada e 207 de cana. O incêndio teve seis focos, distribuídos em três fazendas. Ainda segundo informações passadas ao #soumaislagoa pela Biosev, o incêndio pode ter sido criminoso.