“Minas 300”: Destinos ao Sul e ao Norte para conhecer as belezas do nosso Estado

Vista do Vale Encantado em Alto Caparaó. Foto: Viajante

“Minas 300”: Destinos ao Sul e ao Norte para conhecer as belezas do nosso Estado

Alexandre Bernardes


As dicas do Sou+ não acabaram não. Nossa série de dicas especiais, o “Minas 300” desta vez, apresenta destinos um pouco mais distantes, mas que refletem o que há de melhor no nosso Estado.

Vista aérea da Palmital Estate Coffee. Foto: SMC Specialty Coffees

Para iniciarmos nossas dicas, vamos primeiro mais ao sul do Estado. Cabo Verde, que é conhecida como Cidade do Café, tem no grão o seu principal atrativo. Para os amantes da bebida e dos produtos variados dessa iguaria tão apreciada na cultura mineira, a cidade é ponto obrigatório. A recomendação da redação é montar um circuito gastronômico pela região com foco na cidade. Considerado um dos melhores do país, o café de Cabo Verde é aproveitado na produção de licores, doces e balas.

 

Por isso mesmo visitar uma das fazendas que produzem esse café renomado é imprescindível. O Sítio Palmital (Palmital Estate Coffe) fica a 7km de distância do centro da cidade e é apenas uma das fazendas do município que valem a visita.

A Cidade do Café fica a pouco mais de 300 km de Lagoa da Prata e a viagem de carro dura em média cinco horas. Próxima a Poços de Caldas, o clima majoritariamente ameno favorece o romantismo.

Rumo ao Vale Jequitinhonha

Uma das belas paisagens de Milho Verde. Foto: Prefeitura Municipal de Serro

Partindo rumo à Estrada Real, encontramos o distrito de Milho Verde do Serro. O pequeno povoado tem menos de dois mil habitantes e diversas opções de cachoeiras. A mais famosa delas é a Cachoeira do Lageado, que conta com uma vista deslumbrante da serra.

A dica da redação é aproveitar que a viagem é longa (cerca de seis horas e meia e mais de 400 km) e esticar um pouco mais, até o Parque Estadual do Pico do Itambé, que fica a apenas 50 km do distrito localizado no Alto Jequitinhonha.

Pelo tamanho do distrito, as opções de estadia são limitadas, mas muito aconchegantes. A Pousada Luar do Rosário fica bem localizada, próxima das cachoeiras e oferece além de um ótimo lugar para descanso, um delicioso café da manhã.

A proximidade do distrito com Diamantina contribui para a tradição das cidades da Estrada Real, que contam com belas igrejas. No caso do distrito, a Igreja Nossa Senhora do Rosário é a principal atração cultural.

Divisa com o Espírito Santo

Trilha pelo Vale Verde em Alto Caparaó. Foto: TrekEarth

A terceira e última dica é também a mais distante. Localizado próximo da divisa com o estado do Espírito Santo, o munícipio de Alto Caparaó fica a pouco mais de 520 km de Lagoa da Prata e uma viagem de carro de aproximadamente oito horas e meia.

Entretanto, o caminho longo é recompensado pela vista do Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do Brasil, com 2.892m de altitude. E aos aventureiros das trilhas a cidade tem uma mais bonita que a outra.

Dentre elas, a que mais se destaca é a da região do Vale Verde. Distante 2,5km do centro da cidade, o local oferece várias cachoeiras e piscinas naturais rodeadas pela Mata Atlântica e uma trilha de aproximadamente 500 m que leva a Gruta do Jacú.

Minas pode até não ter mar, mas lugares para conhecer e se maravilhar com nosso Estado não faltam!

Conhece alguma dessas localidades? Conta para gente nos comentários.

Redação