“Minas 300”: Conheça destinos mineiros para visitar e se encantar

Ouro Preto. (Foto: Estado Diamante)

“Minas 300”: Conheça destinos mineiros para visitar e se encantar

Bárbara Félix

@barbara.fx


O portal de notícias Sou+Lagoa que enaltece Lagoa da Prata, uma das cidades mais bonitas de Minas Gerais desta vez abriu o mapa do Estado Diamante para mostrar outros destinos para conhecer em MG por meio de uma série de reportagens. 

A série especial Minas 300 tem o intuito de celebrar os trezentos de Minas Gerais que será comemorado no dia 2 de dezembro.  No ponto de partida, seguiremos para três destinos bem legais e convidamos vocês para vir com a gente!  Delfinópolis, Ibitipoca, Ouro Preto foram os locais escolhidos.

“Paraíso do Ecoturismo” ou  Delfinópolis é um dos destinos mais bonitos em Minas Gerais e está à 255 km de Lagoa da Prata se seguir pela MG-050. De carro, a viagem pode durar pouco mais de quatro horas e vale a pena conhecer, afinal são 150 cachoeiras espalhadas em meio a serras e vales, formadas por rios de águas cristalinas que compõem um cenário de rara beleza. 

Cachoeira Zé Carlinhos em Delfinópolis. (Foto: Skalla Canastra)

A cidade é repleta de trilhas que descortinam paisagens deslumbrantes. As favoritas e mais concorridas são Casinha Branca, Pico Dois Irmãos, Chora Mulher, Roladouro, Caminho do Céu, Monjolinho, Chapadãozinho e a famosa Casca D’Anta, que exige três dias de caminhada para ser percorrida. 

Opção de lugares para ficar? Temos! Há diversas pousadas charmosíssimas em Delfinópolis e uma delas é a Pousada Encantos do Cerrado, onde hóspedes tem o privilégio de ter uma vista espetacular da serra. 

São quatro apartamentos e cada um deles está mobiliado com uma cama queen mais uma bicama, frigobar, varanda com rede e internet sem fio para todas as dependências da pousada. Além disso, o local aceita pets. Gostou? Deixaremos o número aqui: (35) 9 9995-7131.

E como os mineiros de carteirinha não dispensam um bom queijo, em Delfinópolis também há muitas queijarias. Uma delas é a Queijaria Porto Canastra, às margens do Rio Grande. No estabelecimento encontra-se queijo feito de forma artesanal. Na queijaria há visitação, apresentação e degustação dos queijos produzidos pela Porto Canastra com dicas de consumo e conservação.

E é “Ibitipocando” que fala? O segundo destino da Minas 300 é o distrito Conceição de Ibitipoca, na Serra da Mantiqueira. Ibiti é considerado o paraíso rústico de Minas Gerais e fica à 375,6 km de Lagoa da Prata pela BR-494, quase sete horas de viagem. 

Janela do Céu em Ibitipoca. (Foto: Aventure Box)

O destino mais famoso é o Parque Estadual do Ibitipoca em Lima Duarte, cidade a qual o distrito pertence. O parque conta com grutas, trilhas, picos, cachoeiras e riachos. Para as trilhas, é recomendado que turistas aventureiros sigam até o Centro de Apoio ao Turista dentro do parque para obterem informações sobre os circuitos.

O considerado mais difícil, é o circuito que leva à famosa Janela do Céu, uma corredeira que segue por um cânion e acaba em uma cachoeira de 20 metros. É um percurso de sete horas de caminhada, sendo 16 km ida e volta e trechos íngremes. Porém o esforço compensa, afinal há uma belíssima queda d’água, o caminho é repleto de grutas. 

Voltando para a vila Conceição de Ibiti, o local ideal para se alimentar é o Gula do Lobo Gastronomia, um restaurante pequeno e rústico e que contrasta bem com o cardápio com pratos sofisticados.

O estabelecimento está localizado na Rua da Pedra Florada, 10 e o telefone é (32) 984041054. 

Por fim, há 289 km de Lagoa da Prata pela BR-262, com viagem durando cerca de quatro horas, está a clássica e histórica cidade de Ouro Preto. Da capital mineira Belo Horizonte, OP está há apenas 100 km.

Ouro Preto. (Foto: Estado Diamante)

A cidade é Patrimônio Mundial da Unesco e encanta todos que chegam para conhecer e explorar – durante o dia, as ruas históricas no centro e a noite, a jovialidade da cidade que é também considerada um polo universitário. Ouro Preto também mantém a tradição das repúblicas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Em Ouro Preto há destinados de circuitos religiosos, artísticos e arquitetônicos e à noite, o melhor é ir em busca das festas das repúblicas. Bora pro rock?

Para beber aquele bom drink na cidade histórica há a Taberna Music Bar, localizada na Praça Tiradentes, 64 em Ouro Preto. A petiscaria conta com porão lounge e coquetéis, ao som de música suave ao vivo. 

Redação