Skatista treina diariamente ao lado dos amigos, na pista da cidade. (Foto: Roberta Maria/Arquivo Pessoal).
Menina de 15 anos dá show em cima do skate e rouba a cena em Lagoa da Prata
No meio dos meninos, é Roberta Maria de 15 anos quem chama à atenção. Colecionadora de títulos e manobras, a atleta teen de Lagoa da Prata dá show no skate. Conforme ela, o amor pelo “board” veio da infância, após conhecer a número um do Brasil, Letícia Bufoni, considerada a musa do sk8.
“Eu era uma criança gordinha e nenhum esporte me agradava, até que aos 11 anos, eu vi os vídeos da Letícia Bufoni e me apaixonei pelo skate. Vivia pensando se um dia conseguiria fazer manobras como as dela, então pedi minha mãe um de presente. Ela me deu e a partir disso comecei a andar”, disse.
De acordo com a skatista, no início teve resistência do pai. Os amigos e vizinhos dele o questionavam, por ela estar sempre com os meninos na pista e isso o incomodava. No entanto, vendo a felicidade da filha com o esporte, ele e a mãe passaram por cima e a apoiaram. “Hoje eles sentem muito orgulho de mim e me apoiam em tudo”, contou a adolescente.
O entusiasmo pela modalidade foi tão grande que após iniciar os treinos no esporte, Roberta começou a vender bombons para comprar outro skate melhor. “O que minha mãe havia me dado não era dos melhores. Por isso, comecei a vender bombons para comprar o que eu queria. Vendi a semana toda e no final de semana já estava com o skate novo”, informou.
Roberta é hoje a única garota que frequenta diariamente a pista da cidade. Apesar de insistir com as amigas de acompanharem, nenhuma se firmou na modalidade. Por isso, ela treina junto com os amigos e afirma que os considera como irmãos.
“Montei vários grupos no Whatsapp com as amigas, combinando de dar rolê e elas nunca foram. Ficam com medo dos meninos zoarem, mas acontece é o contrário. Eles estão sempre do meu lado, me apoiando e me ensinando tricks novas. Quando acerto uma manobra eles vibram e gritam, dão parabéns! É o que sempre falo, perdi um irmão de sangue, mas em troca ganhei outra família! Eu amo aqueles meninos, estão sempre comigo desde o começo”, relatou.
Manobras e campeonatos
Com cerca de um ano e dois meses de treinos diários, a skatista já acerta diversas manobras, algumas de extrema dificuldade, a exemplo de flip, varial flip, board, rock, fakie flip, fakie varial flip, fakie olie, olie, fifhit, fakie fifhit, nose, half cab nose, fakie grind, varial, shovet, fakie shovet, fakie varial, 180 de back, 180 de fron e 360 cabalereal.
Devido ao empenho e dedicação, nos últimos meses a atleta conquistou ouro em quase todos os campeonatos que participou. Dentre eles, um na cidade de Itajubá no Sul de Minas, em Bom Despacho e no último dia 24 de junho, a adolescente também venceu um campeonato em Nova Serrana. “O campeonato que nunca esqueço foi em Itajubá. Atravessamos a noite para chegar. Eu participei com oito meninas ‘fodas’ que andam demais e fiquei em primeiro”, comemorou.
Apesar do talento, para continuar participando dos campeonatos, a atleta de Lagoa da Prata precisa de incentivo e patrocínio. Portanto, as pessoas e empresários que tiverem interesse em ajudá-la a continuar com este sonho, basta entrar em contato através do (37) 9 99856-7704. Inclusive, no próximo dia 15 de julho ocorre um campeonato em Curitiba que a atleta foi convidada a participar, porém, por falta de verbas ela ainda não confirmou presença.