Madrugada de segunda será iluminada por eclipse total e super lua de sangue

A Lua de Sangue também ocorreu no ano passado. (Foto: Wikimedia Commons)

Madrugada de segunda será iluminada por eclipse total e super lua de sangue

O início deste ano ficará logo marcado por um fenômeno astronômico raro, o eclipse lunar total que ocorre justamente quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra. A super Lua de sangue, como o evento é conhecido, vai acontecer na madrugada de segunda (21).

Aqui no Brasil a observação será possível de ser realizada a partir das 1h34, com o eclipse máximo ocorrendo por volta de 2h41; sua duração total será de mais de quatro horas, finalizando às 4h51. Então se programe bem, afinal se perder o espetáculo, só será possível na próxima vez, que provavelmente deve se repetir só em 2021.

Para apreciar bem o fenômeno é importante escolher um bom local para acompanhar, portanto dê preferência à um lugar sem poluição luminosa, e evite ficar em paisagens com muitos prédios e árvores grandes.

A Lua de Sangue poderá ser observada a olho nu, sem necessidade de óculos escuros, apenas se você tiver os olhos muito sensíveis que é recomendado.  Quem quiser pode usar um equipamento especial, como luneta ou binóculo.

 

Redação