(Foto: Patrício e Marina/Divulgação).
‘Letra e música aos surdos’: Dupla Patrício e Marina de Lagoa da Prata lança clipe em Libras
Reportagem: Bárbara Félix
A dupla lagopratense Patrício e Marina fez bonito, e desta vez não foi apenas nos palcos. Com objetivo de incluir (e vamos ser sinceros, extremamente necessário, aos músicos de plantão bora aderir a essa ideia aí) a dupla lançou a versão do vídeo clipe ‘Feriado’ em Libras.
O vídeo oficial que foi lançado no ano passado, ganhou na segunda-feira (9) uma versão que possibilita que toda a comunidade surda possa apreciar a música dos cantores.
Além da intérprete Mariana Azevedo, irmã da cantora Marina, o vídeo também conta com a legenda da música, para dar mais acessibilidade à pessoa surda.
A redação do Sou Mais Lagoa conversou com a dupla para saber sobre a iniciativa. Conforme Patrício Gontijo este projeto de inclusão é um passo importante para o crescimento do duo.
“Ter nossos amigos da pastoral dos surdos em nossos shows é muito gratificante, são realmente amigos muito queridos da dupla. Buscamos através desse projeto dar acessibilidade a eles, e agradecer por estarem sempre com a gente. Em nossa postagem também buscamos meios para dar acessibilidade à pessoa cega. Através da tag #PraCegoVer, descrevemos o que se passa no vídeo”, contou o cantor.
Marina Azevedo também disse que o objetivo não é enfatizar a dupla, e sim a importância da acessibilidade à comunidade surda.
“Fiquei muito surpresa. Eu mesma vi o vídeo quando já estava postado em nossas redes sociais, e me emocionei muito, principalmente por ter um carinho especial pela pastoral dos surdos”, ressaltou Marina.
Ela ainda destacou que o duo acredita que toda pessoa tem direito à cultura, informação e comunicação.
“É preciso sair do comodismo e buscar sempre melhorias e conhecimento para incluir o nosso próximo e interagir com ele”, declarou.
A redação também falou com a intérprete do vídeo, Mariana Azevedo, que assim como a Marina, cantora da dupla, faz parte da pastoral dos surdos.
Mariana é coordenadora e intérprete da Pastoral dos Surdos de Lagoa da Prata, e de acordo com ela, os surdos da pastoral sempre frequentam os shows de Patrício e Marina e são realmente fãs.
“No show do Festival de Inverno, realizado pelo Sou+Lagoa, os surdos da pastoral estavam presentes e eu interpretei algumas músicas para eles, então surgiu a ideia. Entrei em contato com a dupla para fazermos uma surpresa aos surdos da pastoral, no anseio de dar acesso, dar letra e ritmo, através da interpretação e deu tudo certo”, disse Mariana.
Segundo a intérprete, foi pura felicidade, pois a empolgação do integrante da dupla, Patrício, com esse projeto foi muito grande.
“Percebi que ele mesmo ficou feliz em poder estar junto nessa ideia e acredito que é muito importante a inclusão e acessibilidade, porque da mesma forma que eu posso assistir e ouvir um vídeo na internet, acredito que todas as pessoas devem ter esse mesmo direito. O direito de comunicação e acesso a toda e qualquer forma de cultura. Muitos autores dizem que somente a própria pessoa que possui uma deficiência, pode dizer o que cabe a ela ou não. Eu, como ouvinte, não posso dizer o que o surdo pode ou não ter acesso, por isso é necessário que seja proporcionado a ele”, finalizou Mariana.