Lagopratense acenderá fogueira e arrecadará alimentos para honrar promessa a São João

(Foto: Gabriel Barbosa)

Lagopratense acenderá fogueira e arrecadará alimentos para honrar promessa a São João

Reportagem: Bárbara Félix

Junho é mês de festa junina e para fiéis católicos, o dia 24 é dia de celebrar em honra a São João, e em Lagoa da Prata, uma moradora realiza há 44 anos a tradição de acender uma fogueira para cumprir uma promessa ao santo.

Maria José, ou dona Maria como é conhecida, tem o costume de montar e acender uma enorme fogueira no meio da Rua Francisco Bernardes Primo, em frente à sua casa que reside quase toda a vida, com filhos e netos – além da fogueira, dona Maria preparava caldos, canjica, pipoca e quentão para servir a todos que passavam por lá, para cumprir a promessa que fez a São João de alimentar as pessoas.

Este ano devido a pandemia da Covid-19, a promessa será cumprida sem a presença de convidados, segundo João Batista, filho de dona Maria à redação.  “Minha mãe vai cumprir a promessa ao acender a fogueira, mas sem a presença de convidados devido à pandemia, e será acesa após meia noite; acendíamos mais cedo pois pessoas passavam por lá, mas para evitar aglomerações, faremos mais tarde este ano”, informou João.

Assim, para que a promessa de alimentar o próximo continue sendo cumprida, dona Maria está arrecadando alimentos para poder montar cestas básicas para doação. Ela estará recebendo as doações até o dia 23 de junho; os alimentos poderão ser entregues na casa de dona Maria, localizada na Rua Francisco Bernardes Primo, 932, no Bairro Américo Silva.

Ela gravou um vídeo para divulgar a campanha de arrecadação. Confira:

 

Redação