#LagoaMaisVerde: Prefeitura plantará centenas de árvores na área comercial

(Foto: Reprodução da Internet)

#LagoaMaisVerde: Prefeitura plantará centenas de árvores na área comercial

Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia), ACE/CDL e Sou+Lagoa lançaram a campanha #LagoaMaisVerde para arborizar as avenidas comerciais de Lagoa da Prata. A iniciativa também tem o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.

As árvores que serão plantadas, são da espécie resedá; sendo de médio porte para não atrapalhar a visibilidade comercial. Segundo Talita Borges, secretária de Meio Ambiente, as mudas foram adquiridas pelo município no ano de 2020 e o investimento para aquisição das mudas foi de aproximadamente R$ 33 mil.

O recurso utilizado veio da conta do Fundo Municipal de Meio Ambiente. “O principal intuito do plantio é realizar a reposição da arborização que vem sendo perdida ao longo dos anos, nos pontos comerciais, em decorrência da necessidade de visibilidade das placas. Assim que o comerciante manifestar o interesse, iniciaremos o plantio”, informou.

A secretária também falou que a campanha não objetiva fazer o plantio somente na área central e destacou que o comércio que manifestar interesse, independente da localização, receberá o plantio.

Para aderir ao programa, lojistas interessados podem entrar em contato com a Prefeitura, por meio das redes sociais (@prefeituralagoadaprata), na Secretaria de Meio Ambiente ou na ACE/CDL. Após a solicitação, a Semeia vai doar a árvore e fará o plantio, sem custos para o comerciante.

Limpeza das ruas após o plantio das árvores

Na matéria de anúncio da campanha #LagoaMaisVerde, lagopratenses questionaram se a prefeitura tem funcionários e equipamentos para a manutenção e limpeza das árvores e seus resíduos.

Segundo Talita, no momento, a prefeitura não está realizando serviços de poda em toda cidade, devido a deficiência de funcionários operacionais. “A poda deverá ser mantida pelo dono do imóvel, uma vez feito o compromisso de aceitar o plantio, o comerciante deverá cuidar da árvore. Com relação a limpeza das vias, a prefeitura possui varrição somente na área central. Nesse sentido, caberá também aos comerciantes dos locais não abrangidos pelo serviço de varrição municipal, a limpeza da suas calçadas”, finalizou a secretária.

Bárbara Félix

http://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.