Autoridades presentes discursaram no evento de lançamento. (Foto: Alexandre Bernardes/Divlugação)
“Lagoa Livre para Crescer” é lançado oficialmente
O programa “Lagoa Livre para Crescer” teve seu lançamento oficial na manhã desta quarta (4). O evento ocorreu no Teatro Fausto Resende em Lagoa da Prata. Na cerimônia de inauguração discursaram o prefeito Di Gianne Nunes (Cidadania), a presidente da Câmara Municipal, Carol Castro (PSB), o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais, Guilherme Augusto, e o subsecretário regional de Desenvolvimento Econômico, Douglas Cabido, além dos representantes dos parceiros do programa.
O programa é uma iniciativa para prestar suporte ao empreendedor lagopratense e desenvolver a economia da cidade, através da parceria entre a Prefeitura, a ACE/CDL, o Sebrae Minas e as cooperativas Sicoob Lagoacred Gerais e Sicoob Crediprata.
Pronunciamentos e declarações
A apresentação do “Lagoa Livre Para Crescer” foi iniciada após pronunciamento do prefeito e do secretário adjunto do governo estadual, Guilherme Augusto. Eles ressaltaram a importância da retirada da burocracia na hora de abrir um negócio e como o projeto vai contribuir com a economia do município. O secretário estadual ressaltou a importância do programa municipal convergir com as pretensões do Estado para que “Minas se torne o lugar mais atrativo para se investir no Brasil”.
Em seguida, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lagoa da Prata, Rogério Corgosinho, apresentou os detalhes técnicos do programa. Em entrevista, Rogério afirmou que através dessa realização o município alcançará o desenvolvimento econômico e que o objetivo é “criar um ambiente de negócios inovador no município”.
Ele explicou que a porta de entrada do programa é a Sala Mineira, que terá sede no prédio da ACE/CDL. “A partir da Sala Mineira, o empreendedor vai ter oportunidade de ser bem atendido e direcionado. ele vai ter uma forma especial nas cooperativas. Além disso, a gente criou a ouvidoria do empreendedor, para escutar, verificar qual é a demanda dele e o que ele quer que a Prefeitura faça em relação à legislação”, declarou o secretário.
Para finalizar a sua apresentação, o secretário explicou o passo a passo do programa:
1º passo: Sala Mineira do Empreendedor:
Abertura de Empresa em cinco minutos;
Atividades de baixo e médio;
Risco sem necessidade;
Prévia de alvará.
2º passo: Condições Para Empreender:
Capacitações;
Apoio do Sebrae;
Plano de associado ACE-CDL;
Ouvidoria do Empreendedor;
Certificado: Lagoa Livre Para Crescer.
3º Passo: Sicoob Lagoacred Gerais e Sicoob Crediprata:
Crédito;
Linhas especiais de crédito e orientação para empreender.
Destaques dos parceiros
Em discurso, o presidente da ACE/CDL disse que a iniciativa do município é um sinal de que o poder público está preocupado com o empresário. Já o supervisor de comunicação e marketing do Sicoob Lagoacred Gerais, Philip Pereira, parabenizou o projeto e se mostrou empolgado com a participação da cooperativa. Segundo Rubens, “a cooperativa junta seus esforços e medidas já em vigência com o projeto da prefeitura para trabalhar e apoiar os empresários”.
A diretora de negócios do Sicoob Crediprata disse que participar desse projeto é vislumbrar um horizonte futuro. “O crédito orientado e cooperativo vai ser importante para conseguirmos superar esse momento difícil”. Laura Figueiredo, representante do SEBRAE Minas, finalizou dizendo que “o empreendedor tem que enfrentar todo dia uma situação nova e todos temos que empreender nesse momento adverso. Através da sala mineira e do programa Lagoa Livre para Crescer encontraremos novos caminhos, para alcançar resultados sustentáveis e gerar empregos e qualidade de vida.”.
Após pronunciamentos, todos seguiram para a sede da ACE/CDL para conhecerem a Sala Mineira que, a partir de hoje (5), será na associação. Mais detalhes do programa serão divulgados na tarde desta quarta-feira (5), conforme informado pelo secretário.