Lagoa da Prata e região em alerta de dengue pelo Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta sexta-feira (25) o ranking do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. Nele, 80 cidades estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika em Minas Gerais. Outras 73 estão em alerta e 58 aparecem em situação satisfatória.
Alguns municípios do Centro-Oeste de Minas aparecem na faixa vermelha de risco, ou seja, com índice maior que 4, e outros na faixa amarela de alerta, que é maior que 1 e menor que 3,9. Na lista divulgada, Lagoa da Prata aparece na faixa amarela de risco com índice de 2,8, colocando a cidade em alerta e não muito distante da faixa vermelha de risco.
Em situação com risco de surto, aparecem Bambuí (5,1) e Bom Despacho (4,5). A lista completa você confere clicando aqui.
Os dados são preocupantes e o risco é real, no Brasil em 2016, houveram 156 mortes por chikungunya confirmadas no país, contra seis em 2015, avanço de 2.500% (segundo a Folha). O Sou + Lagoa sugere que os cidadãos se conscientizem sobre o fato e fiscalizem qualquer tipo de local aonde podem haver riscos de água parada. Vamos, juntos, abaixar este índice.
Com informações G1.