As doses serão distribuídas proporcional ao número de crianças cadastradas. (Foto: A Gazeta)
Lagoa da Prata recebe 165 doses de pentavalente; vacinação começa nesta terça-feira (4)
Nesta sexta-feira (31) a Secretaria Municipal de Saúde informou que a Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou para o município 165 doses da vacina pentavalente, esta que é a combinação de cinco vacinas individuais em uma.
A vacinação em Lagoa da Prata será realizada na terça-feira (4) em todas as Unidades Básicas de Saúde, e será por ordem de chegada. As doses serão distribuídas proporcional ao número de crianças cadastradas.
Conforme o Secretário de Saúde, Geraldo de Almeida, o objetivo da vacina pentavalente é proteger as crianças contra múltiplas doenças ao mesmo tempo.
As crianças devem tomar três doses da vacina, sendo aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida, assim, garantindo a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.
Confira o número de doses disponíveis nas UBS’s de Lagoa da Prata:
Policlinica II – 30 doses;
Américo Silva I – 10 doses;
Américo Silva II – 10 doses;
Gomes – 20 doses;
Marília – 15 doses;
Edil Handan – 25 doses;
Santa Eugênia – 10 doses;
Sol Nascente – 20 doses;
Chico Miranda – 15 doses.
Após ficar em falta, a fica vacina disponível
Para ofertar a pentavalente no calendário de vacinação do SUS, o Brasil compra a vacina via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma vez que não existe laboratório produtor no país. Nos últimos anos o país tem enfrentado a falta da vacina nas Unidades Básicas de Saúde devido problemas na qualidade de um lote recebido que não foi aprovado pelos órgãos de controle de qualidade, isto provocou um desabastecimento que, segundo o ministério da saúde será sanado nos próximos meses.