Lagoa conquistou 98,6% dos pontos e entrou para a categoria mais alta do ranking. (Foto: PLP/Divulgação).
Lagoa da Prata está entre os 80 municípios brasileiros com melhor saneamento, diz ranking da Abes
Neste mês a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) lançou o ranking de universalização do saneamento, considerado um dos mais importantes instrumentos de avaliação do setor no Brasil e Lagoa da Prata foi destaque máximo, estando entre os 80 municípios brasileiros com melhor saneamento básico e a partir disso entrou na categoria mais alta do ranking: “rumo à universalização”.
No total, os municípios foram analisados e pontuados através dos itens: abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada dos mesmos. Dessa maneira, permitem identificar o quão próximos os municípios estão da universalização do saneamento. Lagoa da Prata alcançou a pontuação total de 493,03 pontos (em um máximo de 500), 98,6% dos pontos.
De acordo com a Administração Municipal, o resultado deste ranking demonstra a preocupação do município quanto à qualidade de vida da população. “Em Lagoa da Prata o investimento em saneamento básico é levado a sério. Milhões de reais são direcionados para obras de infraestrutura e, por esse motivo, nosso município é reconhecido nacionalmente, através de grandes e respeitadas instituições de análise de qualidade de água e esgoto. Ser destaque em um ranking como este mostra o quanto o município está no rumo certo para se tornar cada vez mais progressista”.
Entenda o ranking
O Ranking ABES da Universalização é um instrumento de avaliação do setor no Brasil que apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e o quanto desses resíduos recebem destinação adequada. Dessa maneira, permite identificar os quão próximos os municípios estão da universalização do saneamento.
Os municípios que apresentaram as informações para o cálculo dos indicadores que compõem o ranking foram classificados em quatro categorias de acordo com a pontuação total obtida pela soma do desempenho de cada indicador. A pontuação máxima possível é de 500 pontos, atingida quando o município alcança 100% em todos os cinco indicadores:
Categorias:
- Rumo à universalização: Acima de 489 pontos;
- Compromisso com a universalização: De 450 a 489 pontos;
- Empenho para a universalização : De 200 a 449 pontos;
- Primeiros passos para a universalização: Abaixo de 200 pontos.