(Foto: Dener Ribeiro)
Lagoa da Prata bate recorde de geração de empregos com mais de 1500 vagas ocupadas
O resultado da pesquisa do Ministério do Trabalho e Previdência (Caged), mostrou que Lagoa da Prata, mais uma vez, superou o recorde de geração de empregos – ficando acima, ainda, do Brasil e de Minas Gerais nas porcentagens.
Em 2022, o saldo foi de 709 empregos gerados. No biênio de 2021-2022, o saldo positivo foi de 1648 admissões. Em 2022, o crescimento percentual dos postos de trabalho em Lagoa da Prata (5,36%) superou os resultados do Brasil (5,01%), Minas Gerais (4,13%) e Belo Horizonte (4,50%), sendo o melhor resultado desde o biênio de 2020-2011.
Segundo a gestão municipal, parte desse resultado se deve à capacitação profissional e à desburocratização do processo de abertura de empresas, como a facilidade no processo de emissão de alvarás.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Corgosinho, disse ao Sou+Lagoa que entre as facilidades criadas no processo de abertura de empresas está a integração entre diversas áreas da prefeitura e a realização do processo online, fatores que favorecem a desburocratização e possibilitam que uma empresa seja aberta em 24 horas.
“Atividades de baixo e médio risco são dispensadas de atos públicos de liberação e começam a funcionar muito rápido. Acabamos com vencimento e renovações anuais de alvarás, melhoramos a eficiência de emissões de licenças pela Vigilância Sanitária. Para 2023, vamos propor uma nova lei para padronizar e desburocratizar a emissão de alvarás para eventos, modernizar a legislação que trata sobre telecomunicações e antenas no município. Por fim, via consórcio que será formado Lagoa da Prata poderá emitir licenças ambientais, fato que agilizará ainda mais as licenças para as empresas que hoje dependem do Estado”, explicou.
Com a abertura de novas empresas e a expansão do mercado, a qualificação da mão de obra se torna necessária; um dos projetos responsáveis por essa qualificação é o “Avança Lagoa”, que oferece cursos gratuitos em diversas áreas do mercado.
“Ao todo, entre 2021 e 2022, serão mais de 400 vagas de cursos ofertadas. Já formamos alunos nas áreas de logística, RH, eletricista, soldador, costureira, além de quase 50 jovens aprendizes na área industrial por meio do Senai, bem como o aumento do apoio via Rede Cidadã que formou 190 jovens apenas em 2022. Mais cursos serão oferecidos em 2023. Com mais pessoas qualificadas conseguimos atender as empresas locais e, principalmente, gerar empregos e oportunidades para as pessoas”, relatou Rogério.
O melhoramento na distribuição de produtos através da recuperação de vias de trânsito também impacta diretamente a eficiência no trabalho das empresas na cidade, através de obras na infraestrutura.
“Isso melhora a eficiência logística das empresas locais, a exemplo da chegada e escoamento de produtos, melhora o trânsito, a cidade fica dinâmica, o que eleva até o movimento no comércio como lojas, padarias e restaurantes. Lagoa da Prata fica mais receptiva e a economia mais dispersa, isto é, com a melhoria de ruas importantes dos bairros os consumidores e turistas conseguem ir com facilidade em qualquer região da cidade. Isso fomenta novas empresas e transmite confiança para aquelas que desejam crescer”, finalizou o secretário.
O recorde na geração de empregos é resultado da articulação entre a desburocratização, que facilita o trabalho dos empresários; e a capacitação, que melhora as condições do empregado.