Foto: Prefeitura de Lagoa da Prata/Divulgação
Lagoa da Prata adquire castramóvel para o controle da população de cães e gatos
Para realizar o controle populacional de cães e gatos no município, a Prefeitura de Lagoa da Prata, por meio da Secretaria de Saúde e Setor de Zoonoses adquiriu um castramóvel.
O veículo possui três compartimentos que são equipados como uma clínica, contendo sala pré-operatória, sala cirúrgica e outra para pós cirurgia.
O castramovél foi adquirido com recursos próprios do município e foram investidos R$ 140 mil. Em vídeo publicado na página da prefeitura, Paulo Teodoro, prefeito de Lagoa da Prata, falou sobre a aquisição do veículo.
“Vivíamos naquele problema de contratar um castramóvel e ficar aqui apenas por alguns dias. Agora criamos uma estrutura própria, vamos andar com as nossas pernas através de um projeto da vereadora Josiane que é a bandeira dela na proteção dos animais”, disse o prefeito Paulo Teodoro.
Para a redação do Sou+Lagoa, a vereadora Josiane Almeida, disse que a iniciativa irá contribuir para reduzir o número de animais abandonados, o que é fundamental para evitar zoonoses.
“Com a castração haverá menos abandono e menos transmissão de doenças, tanto de um animal para outro quando as zoonoses, transmitidas de animais para pessoas. A castração é de suma importância para controlar a natalidade dos animais e para administrar a saúde pública com menor custo e maior eficiência”, declarou a vereadora.
Josiane ainda disse que serão castrados animais de rua e pets da população de baixa renda. Ela ainda destacou que os interessados devem procurar o setor de Zoonoses na Vigilância Sanitária para realizarem o cadastro.
“O início da castração ainda não sabemos, pois o veículo terá que ser vistoriado e emplacado, mas assim que isso for concluído, já iremos começar”, esclareceu.