Jovens universitários de Lagoa da Prata criam projeto de conscientização e acolhimento

Projeto que tem como tema “Acompanhamento e aconselhamento de pessoas com doenças crônicas”. (Foto: Luiz Fernando/Arquivo pessoal)

Jovens universitários de Lagoa da Prata criam projeto de conscientização e acolhimento

Bárbara Félix 

@barbara.fx


Dez jovens universitários de Lagoa da Prata criaram um projeto para conscientizar sobre o câncer de mama e câncer de próstata. O projeto faz parte de um trabalho da faculdade onde estudam, a UNA de Bom Despacho.

O grupo é formado por Joice Luana, Isabella Silva, Geovanna Carvalho Teixeira, Larissa Geovana da Silva, Larissa Silva Marcos, Laura de Souza Oliveira, Laura Luiza Silva, Luiz Fernando de Melo, Marina Roberta Basílio Oliveira e Sandra Mara Aparecida Brasil.

Para saber mais a respeito do projeto que está sendo executado pelos jovens, a redação do Sou+Lagoa conversou com Luiz Fernando, membro do projeto que tem como tema “Acompanhamento e aconselhamento de pessoas com doenças crônicas”, sendo o câncer o assunto escolhido para ser debatido.

Conforme Luiz, a faculdade onde estuda proporciona aos seus alunos uma experiência única de levar o aprendizado adquirido em aula para a sociedade, através de projetos de extensão. “É válido ressaltar a possibilidade de trabalhar fora da área de estudo escolhida pelo discente, de acordo com os cursos e projetos oferecidos, sob a direção dos professores”, explicou o estudante.

Para realizar o trabalho e acompanhar aconselhar e conscientizar sobre o câncer de mama e câncer de próstata, Luiz contou que o grupo recebeu auxílio de profissionais, pacientes e da Fundação Chiquita Perillo. “Fomos acolhidos com muito carinho e aprendemos de forma didática sobre a promoção da vida e dignidade”, ele ressaltou.

Ainda sobre o projeto dos estudantes, Luiz explicou que ele será realizado através de vídeos, textos e depoimentos. Esses meios irão discutir sobre a importância de um diagnóstico precoce, preconceito e tabu, dúvidas frequentes, curiosidades, influência familiar e religiosa, autocuidado e transformações psicológicas.

“Nosso principal objetivo é de que a mensagem de força seja passada! Uma vida com dignidade, feliz e saudável, são os votos dos alunos deste projeto, que abrem suas mentes e estendem suas mãos para que o amor e o cuidado falem por nossos atos. Acreditamos que isso não seja uma tarefa de estudantes, mas uma obrigação prazerosa de todos os cidadãos. Nós temos responsabilidade sobre a vida do outro”, finalizou.

Acompanhe o projeto dos estudantes através da página no Instagram @projetoextensaouna.

Deixe um comentário

Redação