Jovens lagopratenses criam projeto para ajudar estudantes na quarentena

Foto: Reprodução da Internet

Jovens lagopratenses criam projeto para ajudar estudantes na quarentena

Para esclarecendo dúvidas e compartilhando conhecimento, jovens estudantes universitários de Lagoa da Prata criaram um projeto para oferecer apoio educacional nessa quarentena.

Em conversa com a redação do Sou+Lagoa nesta quarta-feira, Luiza Resende, membro do projeto, contou que o “Tenho Dúvida” surgiu quando perceberam que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iria manter a mesma data, mesmo com muitos estudantes não tendo aulas presenciais.  “Diante disso, é preciso ressaltar que muitos alunos – sobretudo das escolas públicas – não estão usufruindo de aulas na modalidade à distância e, com isso, têm sua aprendizagem prejudicada. Então juntamos a nossa antiga turma do ensino médio e explicamos a ideia. Várias pessoas se disponibilizaram e, assim, começamos a pensar no projeto”, disse a jovem.

O “Tenho Dúvida”, conforme Luiza, possui o objetivo de ajudar principalmente alunos que estão sendo afetados nos estudos neste período de quarentena. “O propósito é deixar o Instagram e o Facebook aberto para que o estudante mande sua dúvida por Mensagem Direta, e assim, nossa equipe poderá auxiliar da melhor maneira possível”, destacou.  Ela ainda completou, dizendo que cada aluno deverá entrar em contato e o estudante voluntário responsável pela disciplina irá responder a dúvida da melhor maneira que conseguir.

“Todas essas etapas serão exclusivamente online. Por estarmos em um momento de isolamento social e o projeto ter nascido, a princípio, com a demanda dessa quarentena, não entraremos em contato direto com o estudante. No caso de quem não possui acesso a internet ou pouco acesso, a forma de ajuda seria na doação de apostilas didáticas que serão divulgadas no nosso perfil do Instagram”, disse Luiza.

Tenho Dúvida

O projeto educacional tem uma página no Instagram (@tenhoduvida.lp), e possui 15 ‘mentores’, cada um com suas aptidões específicas nas diferentes áreas do conhecimento. Luiza Resende, membro do grupo, contou ainda ao Sou+Lagoa que, como a ideia surgiu em razão do Enem, o maior foco são os vestibulandos, e com uma atenção especial para os alunos de escolas públicas, mas que estão dispostos a ajudar nas dúvidas de alunos mais novos.

Sobre poder compartilhar conhecimento e poder ajudar os estudantes nesta quarentena, Luiza salientou que é um momento que exige muita dedicação. “Todos nós já passamos ou estamos passando por esse período pré-vestibular e sabemos que é uma situação de muita tensão, e por entender que esse momento é complicado e perceber que o governo não tem conseguido garantir o direito à educação no Brasil, resolvemos, de alguma forma, ajudar ao menos as pessoas da nossa cidade. Talvez seja uma oportunidade de amenizar, mesmo que minimamente, as discrepâncias socioeducacionais tão presentes em nosso país. Será muito gratificante poder ajudar estudantes e contribuir, em certa medida, para a realização de seus sonhos”, finalizou a estudante.

Tenho Dúvida é composto por Gustavo Silva, Luiza Resende, Karine Scalioni, Raquel Greco, Elisa Malta, Mariana Mesquita, Júlia Loren, Flávia Geovana, Gabriel Henrique, João Pedro Bolina, Arthur Lacerda, Ana Luiza, Ana Laura, Letícia Soares e Maria Luiza.

 

Redação