Instituto Marcos Moraes realiza evento para celebrar Dia da Consciência Negra

O evento será realizando nesta quarta-feira (20). (Foto: Caminhos para a Cidadania)

Instituto Marcos Moraes realiza evento para celebrar Dia da Consciência Negra

Dia 20 de novembro, quarta-feira, será celebrado Dia da Consciência Negra, uma data muito importante para a população afrodescendente, principalmente. Em Lagoa da Prata, a data não passará despercebida, como mais um dia no calendário.

Para celebrar a data, o Instituto Marcos Moraes convida todos para participarem da comemoração do Dia Nacional e Municipal da Consciência Negra às 19h30 no Salão da Comunidade São Pedro, conhecido como antigo ‘Operário’, localizado na Rua Manoel Pena.

O evento contará com apresentações artísticas, palestra e a presença de um dos representantes do congado de Lagoa da Prata.

Conforme a ativista Raimunda Silva, que foi convidada para participar do evento,  algo assim ser realizado em Lagoa é muito importante.

“Questões sócias tem que ser trabalhadas todo o tempo porque é uma formação de consciência, e isso se faz a longo prazo.  Ter uma instituição que trabalha essa questão significa que mais pessoas sentem necessidade de trabalhar a questão. Fico muito feliz”, declarou Raimunda.

Ela ainda frisou que seria bom se todos sentissem a necessidade de fazer mais ações para o dia da Consciência Negra.

“Parece que as escolas esqueceram de trabalhar a Lei 10.639, ela faz parte do currículo. Eu imagino que as escolas superiores não trabalharão com os professores, principalmente os da área de Ciências Humanas. E ainda, seria bom que o setor cultural municipal e de educação fizessem algum evento para falar sobre”, contou Raimunda.

Ainda de acordo com a direção do instituto, o evento faz parte do plano de ação de 2019.

“A maioria das famílias assistidas pelo instituto são negras, então percebemos baixa estima nas crianças, principalmente, uma consequência da discriminação racial. Na quarta-feira durante o evento haverá diversas apresentações, sendo participação musical de Rick e Zezé, teremos o Kennedy que faz uma personagem chamada Safira, o hino nacional será tocado no violão, haverá também a fala do Pelézinho, e depoimento de um dos adolescentes assistidos pelo instituto, que hoje joga futebol “, informou.

Dia da Consciência Negra

A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão ao liderar o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco.

Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. O dia 20 de Novembro foi incluído em 2003 no calendário escolar nacional. Mas, somente em 2011, quando era presidente, Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.519 que instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Redação