(Foto: Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata/Divulgação)
HSC direciona 10 leitos de UTI covid para outras enfermidades, mas situação continua de alerta
No dia 21 de julho, a Secretaria do Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Regional de Saúde de Divinópolis, informou que 61 dos leitos que estavam sendo usados exclusivamente para pacientes com covid-19 na macrorregião Oeste, voltariam a atender pacientes hospitalizados com outras doença.
Segundo a SES-MG, a medida se deu por causa da avaliação semanal feita pelo Comitê Macrorregião Oeste, que considerou o cenário epidemiológico favorável para redução da quantidade de leitos. Ainda assim, a manutenção de necessidade dos leitos quanto à covid-19 é verificada semanalmente.
Em Lagoa da Prata, no Hospital São Carlos, 10 leitos de UTI covid foram direcionados para outras enfermidades . Na ocasião, a redação conversou com a diretora do HSC, Danielle Saraiva, que falou que o hospital solicitou um prazo para fazerem adequações necessárias. “O Hospital São Carlos ficará com 10 leitos de UTI covid e 10 leitos UTI não covid, bem como os leitos clínicos”, disse ela anteriormente.
Nesta quarta-feira (4), o Sou+ procurou novamente a diretora do HSC, que informou que no último sábado (31), os 10 dos 20 leitos que eram para covid-19, foram direcionados para ‘não covid’.
“Já abrimos leitos para ‘não covid’. Comemoramos essa trégua mas continuamos em alerta, já que a taxa de ocupação continua aumentando; hoje na UTI covid temos sete pacientes e na clínica médica, temos nove pacientes com covid. A população precisa continuar em isolamento social, usando máscara e se vacinando”, alertou Danielle.