(Fotos: Calistenia Lagoa/Arquivo Pessoal)
Grupo de street workout de Lagoa da Prata é destaque em campeonato mineiro
O street workout é uma modalidade de esporte que trabalha com barras paralelas e fixas, geralmente realizado em parques e espaços abertos. Além dos movimentos da calistenia, trabalha movimentos acrobáticos geralmente executados em forma de freestyles; conta também com influência de outros estilos de ginástica e outros esportes.
O Sou+Lagoa conversou com Mauro Freitas, idealizador da comunidade em Lagoa da Prata, que surgiu durante a pandemia.
“Foi um movimento de união comunitária de novos praticantes e dos atletas que já praticavam o esporte na cidade. Naquele momento da onda da pandemia, as academias fecharam e algumas tinham horários para funcionar limitados, então eu resolvi pesquisar sobre rotinas de treino ao ar livre com a intenção de ir à praia treinar, e foi quando descobri a calistenia. Me identifiquei de cara, tudo que eu gosto está meio que compilado neste esporte”, contou.
Hoje, são cerca de 50 integrantes no grupo, com um número de participantes ativos que vem crescendo cada vez mais.
“Na mesma época, criei um perfil no instagram e resolvi criar um grupo no whatsapp pra tentar conectar mais pessoas para praticar também. Foram aparecendo os praticantes da cidade que já tinham experiência e foi aí que a comunidade começou a crescer. Desde o início até hoje todos têm participação ativa e buscamos sempre esse espírito comunitário no grupo”, disse.
O esporte é ensinado através do compartilhamento de conhecimento entre os membros do grupo, onde aquele que tem a técnica maior passa para os demais e assim por diante.
“Cada um tem sua rotina e tem aqueles que treinam quase todos os dias. Tem treino de hipertrofia, de mobilidade, movimentos estáticos, freestyle e cada um cria sua rotina de acordo com a experiência que vai adquirindo e objetivo de evolução”, explicou Mauro.
Segundo ele, o ponto de encontro principal sempre foi a Praia Municipal; com a reforma, os treinos foram transferidos para a Pracinha Donana e outras praças, próximas às casas dos atletas, que, infelizmente, contam com uma estrutura limitada para a prática.
Com menos de um ano de existência, o grupo de street workout teve a oportunidade de participar do Campeonato Mineiro de Street Workout 2023, em Patos de Minas. O resultado também foi surpreendente: membros do grupo levaram o 1º e 2º lugar do pódio!
“Já no primeiro campeonato levar o primeiro e segundo lugar da mesma categoria foi épico. Os dois atletas do grupo que conseguimos inscrever competiram na categoria iniciante, que tinha 12 atletas de várias cidades de Minas. O atleta Jonas Josué levou o caneco do primeiro lugar e o João Marcos ficou em segundo, mas os dois bem próximos em pontuação, então foi muito gratificante pra todos nós da comunidade acompanhar esse triunfo dos dois”, relatou Mauro.
Jonas Josué tem 17 anos de idade e pratica calistenia há três anos. Em seu primeiro campeonato do esporte, Jonas conquistou o 1º lugar no pódio.
“Eu procurava algum exercício que pudesse ter mais ganho de força e melhorasse o meu físico também. Comecei então a praticar calistenia, fui adquirindo a técnica e conhecimento sobre o esporte e me dediquei muito junto com outros amigos que hoje também fazem parte da comunidade. Quando tive a oportunidade de participar do campeonato, fui sem pensar duas vezes, mantive a humildade e fui mais para conhecer o funcionamento do campeonato. Durante o evento conheci pessoas de vários lugares que foram competir e que tinham um nível muito bom, mas eu sempre acreditei em mim até que de repente estava na final. Eu finalmente consegui vencer e trazer pra Lagoa da Prata o ouro, e fiquei muito feliz também pelo meu amigo e competidor João Marcos que conseguiu a prata”, contou Jonas.
O segundo lugar do pódio também foi ocupado pelo lagopratense João Marcos, de 21 anos. João pratica calistenia desde 2019, quando foi apresentado à modalidade por um amigo.
“Ao longo do tempo fui me entusiasmando com vídeos dos atletas fazendo aqueles movimentos impossíveis pra mim, e desde então aquilo virou minha meta. Quando apareceu o campeonato mineiro perto da cidade, ingressei na oportunidade. Fizemos muitos amigos lá e as disputas foram emocionantes. Ao final, conseguimos o pódio e foi inacreditável, todos nós da comunidade vibramos, foi uma vitória não só minha e do Jonas, mas de toda a equipe mesmo. Agora, a próxima meta é promover ao máximo esse esporte através da nossa comunidade, ter acesso para todos e ser referência no esporte”, disse João.
Para se tornar um membro da comunidade, basta enviar um direct no perfil do Instagram ou clicar no link da bio pra entrar no grupo de rotinas de treino, ideal para quem quer começar em casa, por exemplo. São dois grupos, um da comunidade e outro de rotinas de treino em casa, do qual pessoas fora da comunidade participam também.