(Foto: Grano Con Alma/Divulgação)
“Grano con Alma” virou livro! Projeto que visita cafés por Santiago conta com lagopratense na equipe
O lagopratense Fernando Santos, designer e gerenciador de mídias digitais, mora no Chile há quatro anos e participa do projeto “Grano con Alma”, ao lado de três amigas. Em novembro, o projeto ganhou a forma de um livro que reúne os principais cafés visitados pelo grupo.
As brasileiras Dulce Codeço e Elisa Lopes, ao lado da chilena María Jesus Rioseco, integram o projeto que visita cafés ao redor de todo o mundo e visa, através das indicações, compartilhar experiências e influenciar confraternizações entre amigos, promovendo “belos encontros em torno do café que inspiram nutrem a alma”.
Ao Sou+Lagoa, a equipe contou sobre o processo de escrita e lançamento do livro, que, assim como o perfil no Instagram, funciona como um guia de cafeterias.
“O processo de escrita do livro foi uma bela construção, afinal, tínhamos como central a ideia de que somos brasileiros que olham para o Chile com os olhos cheios de amor pelo café.”, contaram.
A ideia de escrever o livro guia sobre as cafeterias que visitavam surgiu em 2014, através de Dulce Codeço e Elisa Lopes. Em abril de 2021 o perfil no Instagram foi inaugurado e tem sido a extensão do livro guia em cafeterias do mundo.
“Escrever o livro “Grano con Alma” foi um processo muito agradável. Estar em todas as 21 cafeterias, desfrutando de cafés que nominamos cafés com sentido, estar sozinhos ou acompanhados, momentos únicos, impagáveis”, disseram.
O projeto foi retomado na pandemia, e ao fim de 2020, Fernando integrou a equipe como gerente da conta no Instagram e responsável pelo marketing. A jornalista María Jesús Rioseco, chilena, que morou no Brasil muitos anos, cuidando dos textos e correções em espanhol.
O livro carrega, segundo as criadoras, “textos alusivos ao bem-estar em torno de uma xícara de café”. O lançamento aconteceu na manhã do dia 12 de novembro, com a presença dos representantes de cada cafeteria citada no livro, amigos e seguidores que acompanhavam o perfil no Instagram e é claro, em uma cafeteria chilena.
“Todo o processo de escrever e fazer fotos foi muito harmonioso, momentos com a família, com amigos e sozinhos, construindo laços afetivos nos locais. Assim deixamos nossa expressão de agradecimento à cidade de Santiago que nos recebeu e recebe com carinho apresentando nosso querido livro ‘Grano com Alma’”, finalizaram.
O livro pode ser adquirido através do link na bio no Instagram, e em breve nas livrarias de Santiago. No Brasil ainda não foi lançado e, por isso, não está à venda. Pode ser adquirido através da equipe, quando vierem para o Brasil.