Governo de Minas divulga calendário de vacinação da covid-19 por faixa etária

(Foto: Pedro Gontijo/ Imprensa MG)

Governo de Minas divulga calendário de vacinação da covid-19 por faixa etária

Durante uma coletiva de imprensa que ocorreu na manhã desta terça-feira (15), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, divulgou o calendário de vacinação da covid-19 por faixa etáriaa previsão é que todos os adultos recebam uma dose até outubro. 

De acordo com o cronograma do Estado, serão vacinadas neste mês de junho, pessoas entre 55 e 59 anos, e em julho, pessoas entre 50 e 54 anos, pessoas com idades entre 35 e 49 anos serão vacinadas em agosto, pessoas de 25 e 34 anos serão vacinadas em setembro e pessoas entre 18 e 24 anos serão vacinadas em outubro

Em Lagoa da Prata, a vacinação de pessoas de 55 e 54 anos terá início na quarta-feira (16) e para pessoas de 53 e 52 anos, na quinta-feira (17), conforme informou a Secretaria de Saúde, por meio da Prefeitura Municipal. 

Assim, conforme o secretário Estadual de Saúde, a velocidade da vacinação não é a mesma em cada município do estado e os grupos não têm o mesmo tamanho proporcional. 

“Alguns municípios provavelmente começarão a vacinar antes e outros depois [da data prevista]. Há a expectativa que ainda em junho alguns municípios consigam vacinar pessoas abaixo de 55 anos, lembrando que estamos condicionados à distribuição pelo governo federal”, afirmou Fábio Baccheretti.

Ainda segundo o secretário de Saúde, o cronograma de vacinação só poderá ser cumprido se o Governo Federal conseguir seguir o ritmo da distribuição de doses que está previsto.

“Isso tudo depende do envio do Ministério da Saúde. O problema de atraso de vacina é a falta dela, porque, quando chega a Minas, a distribuição para os municípios é feita de forma bastante rápida”, disse.

Por fim, ele falou que para este mês de junho, a expectativa é que o Ministério da Saúde receba mais 38 milhões de doses, “sendo que Minas Gerais, normalmente, recebe 10% das vacinas”, ressaltou.

Para o próximo mês, julho, estão previstas 35 milhões de doses, em agosto, 68 milhões de doses, para setembro a espera é de 62,5 milhões e em outubro, devem chegar e 65 milhões.


 

Bárbara Félix

http://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.