(Foto: Marina Azevedo/Arquivo Pessoal)
Gestação com autonomia: doula lagopratense explica a importância das profissionais que acompanham as grávidas
Para oferecer um suporte físico e, sobretudo, emocional às grávidas, as doulas são profissionais responsáveis por acompanhar as mulheres desde a descoberta da gravidez até o parto. A profissão foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1996, e é recomendada no acompanhamento do médico obstétrico.
Em Lagoa da Prata já existem profissionais aptas a esse cargo, que podem ser solicitadas para esse acompanhamento. O Sou+Lagoa conversou com a doula Marina Azevedo sobre a profissão e como contratá-la.
“A doula é a profissional com capacidade para dar assistência técnica e emocional à parturiente e ao acompanhante durante a gestação e parto. Após o parto também pode dar assistência em relação aos primeiros momentos e cuidados com o bebê. A doula também é a ponte entre a parturiente ou acompanhante e a equipe médica”, explicou Marina.
O auxílio vai desde a preparação física e emocional para o parto normal, até ao suporte técnico e emocional perante casos que podem evoluir para uma cesárea – podendo também ser uma escolha da gestante. Também é papel da doula auxiliar nessa decisão sobre o melhor tipo de parto.
“Já sou formada em fisioterapia e apaixonada pela capacidade e desenvolvimento fisiológico do corpo humano. Inclusive, já havia estudado a área da saúde da mulher e a fisioterapia pélvica. É encantador!”, contou.
Para ser uma doula, não é necessário ter graduação na área da saúde. É exigido um curso de capacitação especializado na área, e ensino médio completo para exercer. Para Marina, a vontade de ser doula veio principalmente do interesse de cuidar da saúde da mulher.
“Dentro da minha profissão, também já tive contato com muitas mulheres, onde o assunto parto e saúde da mulher sempre me chamou a atenção. Foi quando comecei a conversar com amigos e familiares e o apoio de todos, inclusive da minha irmã, após a gestação dela, foi mais uma confirmação para mim. Então decidi estudar a fundo, me formar nessa área, e me apaixonei”, relatou.
Segundo Marina, é ideal ter o acompanhamento da doula desde o início da gestação. Entre os inúmeros benefícios, o principal está na aquisição de conhecimento sobre cada fase da gestação, sobre os direitos que a parturiente e o acompanhante podem ter no dia do parto, como reduzir dores e ter um parto mais saudável para a mãe e o bebê – podendo ser conduzido por ela mesma, com mais autonomia ao lado da equipe médica.
“O objetivo do acompanhamento na gestação, parto e pós parto, é conscientizar a gestante e orientar em todas as fases, para que de fato ela viva todos os momentos da gestação sabendo o que está acontecendo, reduzindo dores, e se preparando para uma das fases mais lindas da vida dela, se não a mais linda”, explica a doula.
Outro objetivo é aproximar o acompanhante do processo gestacional, para que também possa viver, entender a gestação e participar dessa fase junto à mãe.
“Como o meu foco também é associar o olhar e conduta fisioterapêutica no acompanhamento, quando a gestante busca o acompanhamento desde o início de sua gestação, nos possibilita uma preparação completa da estrutura musculoesquelética e inclusive a recuperação dela no pós parto. Por isso estruturei o acompanhamento para a gestação, parto e pós parto, mas que também será alinhado de acordo com a necessidade e escolha de cada parturiente e acompanhante ou casal”, explica.
As mamães interessadas podem entrar em contato via WhatsApp, pelo número (37) 99830-6963. e Instagram. Os atendimentos também acontecem na clínica Ana Borges, localizada na Avenida Getúlio Vargas, número 1176 ou a domicílio, proporcionando consultas mais aconchegantes para a família. O acompanhamento acontece por encontros presenciais ou online, e suporte constante no WhatsApp.
Segundo Marina, ela e a esteticista Ana Luiza Abreu realizam atendimentos como doulas em Lagoa da Prata.