Congado do Donizete em Lagoa da Prata no ano de 2017. (Foto: Arquivo pessoal)
Fé e tradição: Festa do Congado de Lagoa da Prata chega a 105° edição
Muita tradição, fé e histórias marcam a festa do congado em Lagoa da Prata, neste ano de 2018. A festa chega a 105° edição e as comemorações do Congado começam nesta sexta-feira (7), reunindo os foliões e devotos às 18h na casa do Rei Congo, onde haverá abertura da festa com uma grande procissão saindo da Rua Joaquim Gomes Pereira e seguindo para a Igreja do Rosário.
Logo após às 19h30 acontece a celebração da Santa Missa, com bênção das fardas e homenagem a São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.
Dando continuidade, no sábado (8) os grupos sairão em cortejo da casa do Rei Congo às 18h para a Igreja do Rosário para uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida e apresentação das guardas. No domingo (9), haverá uma procissão ao fim da tarde, com os fiéis e foliões, saindo da Igreja Matriz São Carlos Borromeu até a Igreja do Rosário, onde haverá a missa do congo às 19h30 com a participação dos congadeiros, reis, rainhas, visitantes e em seguida homenagem a São Benedito.
No último dia, segunda-feira (10), o Congo sai em cortejo às 8h da casa do Rei Congo. Logo à noite, a partir das 19h30 na Igreja do Rosário haverá celebração de missa e homenagem dos congadeiros a Nossa Senhora do Rosário. Haverá também a cerimônia de descimento do mastro e encerramento da festa.