Familiares e amigos de Eurimar Braga, o Mazinho, se reuniram para promover uma ação solidária com intuito de arrecadar fundos para custear o procedimento médico. (Foto: Maria Eduarda Pereira/Arquivo pessoal)
Familiares e amigos arrecadam doações para custear cirurgia de lagopratense
Bárbara Félix
O lagopratense Eurimar Braga ou Mazinho como é conhecido na cidade, foi diagnosticado com um câncer raro na boca e para tratar da doença, Eurimar precisa passar por uma cirurgia que custa R$ 32 mil. Desse modo, familiares e amigos se reuniram para promover uma ação solidária com intuito de arrecadar fundos para custear o procedimento médico.
Conforme Maria Eduarda Pereira Juscelino, nora de Eurimar, o diagnóstico dele veio após uma biópsia que foi feita por recomendação após perceber algumas feridas na boca que não saravam. O resultado do exame saiu dia 30 de setembro, e constava que havia um tumor maligno no assoalho da boca. Assim o lagopratense foi encaminhado para um oncologista especialista em cabeça e pescoço.
“Esse novo médico pediu mais exames, que incluía uma tomografia com contraste para vê o tamanho da lesão, dela comprovou-se que as células cancerígenas já haviam infiltrado no maxilar inferior do Eurimar e em uma parte da língua também, o que causou a gravidade do caso. O especialista já nos informou que nessa cirurgia vai ser necessário a retirada da maioria dos dentes do maxilar inferior da boca e também vai ser necessário tirar um músculo do peito para que possa ser feito um enxerto no lugar em que vai ser retirado uma parte do osso da boca dele, além de uma traqueostomia”, contou Maria Eduarda.
A nora de Eurimar ainda disse que a preocupação da família é com a recuperação dele depois da cirurgia “pois vai ser necessário que o Eurimar alimente-se por sonda e é provável que ele fique muitos dias internado no hospital, além das sessões de quimioterapia e radioterapia que o médico já falou que vão ser necessárias, só não sabemos a quantidade de sessões. Portanto, o nosso medo é apenas demorar em fazer a cirurgia, pois por ser um tumor agressivo ele pode expandir rapidamente”, declarou.
De acordo com Maria Eduarda, após a cirurgia, Eurimar irá precisa fazer fisioterapia e também ter acompanhamento com o fonoaudiólogo para conseguir falar após a recuperação. A nora do lagopratense disse que é provável que ele não possa conversar normalmente por pelo menos 3 meses após o procedimento cirúrgico.
Para arrecadar doações, a família disponibilizou dados bancários para que as doações sejam feitas. Ajude essa causa!
Caixa Econômica Federal
Eurimar Braga
CPF: 741.001.736-87;
Agência: 1382 Operação: 013
Conta: 00006106 Dígito: 1.