Explosão de meteoro mais brilhante que Vênus pôde ser vista em Lagoa

Explosão de meteoro mais brilhante que Vênus pôde ser vista em Lagoa

O céu de Lagoa ficou diferente na última sexta-feira (24), afinal a explosão de um meteoro mais brilhante que Vênus pôde ser visto.

Além de Lagoa da Prata, a rebentação também foi vista em Divinópolis e São Paulo, conforme fotos e vídeos veiculados no site Olhar Digital.

De acordo com informações do portal, eram 2h24 da manhã de sexta (24), quando as câmeras da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) , Rede Brasileira de Observação de Meteoros, e do Clima ao Vivo, flagraram um grande bólido no interior de São Paulo.

Em Lagoa da Prata o registro do espetáculo luminoso foi registrado pelo Clima ao Vivo.  Segundo informações da Bramon, organização sem fins lucrativos cuja missão é desenvolver e operar uma rede para o monitoramento de meteoros, o bólido (meteoro extremante brilhante) foi gerado por um fragmento de rocha espacial do tamanho de um melão, pesando entre 4 e 7 quilos, que entrou na atmosfera às 2h24 da manhã com uma velocidade de 19 Km/s (o equivalente a 68.400 Km/h) em um ângulo de 42,7° em relação ao solo. O meteoro começou a brilhar a cerca de 78 Km de altitude o sobre o município paulista de Fernandópolis, em São Paulo, seguiu na direção nordeste, explodiu e se extinguiu a 27,4 Km de altitude sobre o município de Riolândia, na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

Redação