(Foto: Maria das Graças Silva/Arquivo pessoal)
“Eu venci a covid-19”: Histórias de lagopratenses que venceram a doença
Desde o início da pandemia, 3.725 moradores de Lagoa da Prata contraíram a covid-19, doença infecciosa causada pelo vírus Sars-Cov2. Atualmente, 3.429 já estão recuperados e entre eles, Adriana Silva e a mãe, Maria das Graças, e o lagopratense Wilson de Lima.
A redação do Sou+Lagoa conversou com os três moradores de Lagoa da Prata que venceram a batalha contra a doença que já matou 79 pessoas no município, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado e atualizado pela Prefeitura Municipal nesta quinta-feira (15).
Wilson de Lima, de 60 anos, conversou com a redação em entrevista via WhatsApp. Ele foi internado no dia 18 de março, no Hospital Santa Lúcia em Divinópolis.
Segundo Wilson, ficou cerca de quatro dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve alta no dia 8 de abril. “Não sei como peguei [covid-19], quase não saio de casa e morro”, disse Wilson. Ele ainda completou deixando um recado de conscientização para as pessoas. “Acreditem nessa doença, porque passei trabalho na UTI”, declarou.
Adriana Silva, de 35 anos, também contraiu a covid-19 após ter contato com uma pessoa que havia testado positivo. Em conversa com a redação, ela contou que não teve sintomas graves, somente irritação na garganta e perda de olfato.
“Pra mim foi mais tranquilo, graças a Deus, mas quando recebi o resultado positivo foi um choque pois tenho um filho pequeno, o teste dele deu negativo e ficamos prevenindo para ele não pegar”, contou Adriana.
Hoje, já recuperada, ela fala que “depois de ter passado por isso, peço para as pessoas terem mais consciência. Se sentiu algum sintoma, mesmo que leve e se não tiver como fazer o exame, evite ter contato com as outras pessoas porque eu passei bem, mas minha mãe ficou pior”, ressaltou.
A mãe de Adriana, Maria das Graças Silva, tem 70 anos e ficou 16 dias internada e passou cinco dias na UTI. De acordo com Adriana, a mãe foi internada no mesmo dia que testou positivo devido a falta de ar.
“Quando ela foi para a UTI, foi um susto para todos nós. Ela ficou no oxigênio e a saturação dela estava bem baixa. Graças a Deus ela conseguiu vencer [a covid-19] e já ganhou alta, mas ainda está um pouco fraca, não consegue caminhar muito. Agora, ela pede para as pessoas evitarem as aglomerações para que tudo fique bem”, finalizou.
Avanço do coronavírus em Lagoa da Prata
Apesar de 3.429 pessoas estarem na lista de recuperados da covid-19, a cidade encara um cenário difícil e o #FiqueEmCasa ainda é a recomendação, fora o uso de máscara, lavar as mãos e ter álcool em gel.
Em 2021, o número de mortes por covid-19 mais que dobrou em Lagoa da Prata e já são 79 vidas perdidas pela doença.
De acordo com o boletim diário, há 183 casos ativos da doença, e 16 pessoas internadas na enfermaria e outras 19 estão na UTI.