Estudante de Lagoa da Prata conquista medalha de prata em Olimpíada de Química

(Fotos: Lucas Borges Martins da Silva/Arquivo Pessoal)

Estudante de Lagoa da Prata conquista medalha de prata em Olimpíada de Química

Reportagem: Bárbara Félix

Conhecimento gera conquistas, e a cada dia os jovens de Lagoa da Prata tem se destacado nos estudos, como é o caso de Lucas Borges Martins da Silva, que conquistou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Química.

Lucas é aluno do 2º ano do ensino médio no Instituto Maria Augusta Machado (Imam), e tem como professor Júnior Chagas. Em 2020, o estudante irá representar Lagoa da Prata e o Imam na terceira fase da olimpíada.

A redação do Sou Mais Lagoa conversou com o jovem, que falou sobre seu desempenho na prova.

Lucas contou que está muito feliz e ao mesmo tempo surpreso pela conquista.

“Busquei fazer a prova com atenção e cuidado, mas não esperava um resultado como esse! Quando meu professor me ligou dando a notícia, eu fiquei sem acreditar, acho que a ficha ainda nem caiu”, disse Lucas.

(Foto:

O estudante ainda ressaltou que não achou a prova fácil, afinal, exige não só conteúdos teóricos da Química, mas também como os conceitos podem ser aplicados no dia a dia das pessoas.

“A prova esbarra também em outras disciplinas, como a Física e a Biologia. Eu busquei organizar bem o meu tempo e as minhas ideias para que eu não me perdesse durante a prova e, assim, ela se tornou um teste menos difícil”, contou o jovem.

Lucas destaca que só conseguiu passar da segunda etapa por saber que tenho pessoas que torcem por ele sempre. O estudante salienta que antes de fazer provas como a Olimpíada de Química, reza para que Deus possa acalmar o coração, o que segundo ele, ajuda bastante. Além do incentivo, apoio e carinho de todos os familiares.

“Não poderia deixar de falar, é claro, da equipe de professores da minha escola. O Júnior, meu professor de Química, se dispôs a dar aulas complementares para minha turma, que fossem direcionadas para o conteúdo cobrado na prova da OBQ. Quando tinha dúvidas durante meus estudos, ele sempre buscou saná-las sem medir esforços. Com um professor bom como ele, a gente acaba criando mais confiança e tranquilidade para fazer provas como a olimpíada. Acho importante destacar, também, a base que adquiro com a Glenda e a Lettícia, professoras de Biologia e Física, porque muitas questões do teste exigiam conhecimentos interdisciplinares; além da Fernanda e do Ryldon, meus professores de Matemática, afinal, a Química exige muitos cálculos! Essa base que recebo deles é o que sustentou – como sempre sustenta – meu emocional e minhas ideias durante a prova”, declarou Lucas.

 

A conquista

O estudante afirma que ter conquistado a medalha deu muito ânimo para perseverar na rotina de estudos, principalmente por causa de 2020, o ano que vai prestar vestibulares para ingressar em uma boa faculdade, e também a terceira fase da olimpíada.

“Estou me preparando! Como a próxima etapa é somente no ano que vem, vou aproveitar esse tempo para estudar e me dedicar bastante! Sobre a faculdade, eu ainda não decidi qual curso fazer, mas como gosto muito de Química e Biologia, o bacharelado, a licenciatura e cursos como Farmácia, Medicina e Biomedicina chamam muito minha atenção”, disse Lucas

 

O mestre que ensina e incentiva

Como Lucas ressaltou, sua conquista na Olimpíada Brasileira de Química foi graças ao incentivo e muito apoio dos professores, e principalmente Júnior Chagas, seu professor de Química.

(Foto: Júnior Chagas )

Assim, a redação também conversou com Júnior, que destacou aprovação de Lucas para a terceira fase é motivo de felicidade e orgulho, já que é a primeira vez que o Instituto Maria Augusta Machado participa da Olimpíada de Química, e conquista um feito desse.

“Para mim, a aprovação do Lucas é de extrema felicidade e orgulho. Não tenho palavras para descrever meus sentimentos de felicidade por ele. Como professor, eu sempre espero que meus alunos me superem e que consigam trilhar e brilhar nos caminhos que a vida os destina. Isso fica ainda mais gratificante quando nós professores conseguimos perceber que estes caminhos estão sendo trilhados com a nossa ajuda”, declarou Júnior.

O professor ainda contou que a terceira fase será em agosto do ano que vem em nível nacional.

“Terceira fase é uma prova que irá acontecer em agosto do ano que vem e a nível nacional. E caso Lucas seja aprovado, ele irá participar de um curso preparatório para a quarta fase que é uma etapa internacional”, finalizou o professor.

Redação