Escorpiões: profissionais de Lagoa da Prata explicam como prevenir o surgimento do animal e o que fazer quando for picado

(Foto: Banco de Imagens Canva)

Escorpiões: profissionais de Lagoa da Prata explicam como prevenir o surgimento do animal e o que fazer quando for picado

Nos últimos dias, o Sou+Lagoa recebeu relatos e queixas do surgimento de escorpiões nas residências de Lagoa da Prata. Dois profissionais deram orientações sobre como prevenir o surgimento do animal e o que fazer caso alguém seja picado. 

Segundo a enfermeira Daniela Martins, a primeira recomendação é ir imediatamente ao hospital mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente, já que o tamanho do escorpião e a quantidade de veneno injetado estão relacionados.

“É importante lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde”, explicou.

A grande maioria dos acidentes com escorpiões é leve e o quadro tem início rápido e duração limitada. Os acidentados apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, sudorese (suor) localizada, e o tratamento é sintomático.

Na grande maioria dos casos o paciente será medicado para dor e ficará em observação.

O ambientalista Saulo Castro explicou que os escorpiões são predominantemente atraídos por baratas, que são as presas preferidas do animal. Além disso, os escorpiões são atraídos pela umidade.

“Não há uma maneira específica para capturar os escorpiões. Eu sugiro utilizar um recipiente plástico, de preferência quadrado para que possa se ajustar as paredes e que tenha as bordas altas e que seja transparente. Use um bastão para conduzir o escorpião para dentro e feche bem. Não se deve matá-lo, até porque se trata de uma espécie silvestre protegida por lei. Após a captura, solte-o num local de mata distante das residências, é claro”, disse ele.

A melhor forma de se prevenir contra os escorpiões é manter o ambiente doméstico limpo. “Sem o acúmulo de lixo, entulhos, papéis e restos de alimentos jogados pelo chão. Lixo e entulhos são ótimos abrigos para eles. Enfim, mantenha sua casa sempre limpa”, finalizou o ambientalista.

Ana Isa