Equoterapia na pandemia: Mães falam sobre a importância da prática neste período

(Foto: Centro de Equoterapia Alone Ferreira/ Reprodução da Internet)

Equoterapia na pandemia: Mães falam sobre a importância da prática neste período

Atualmente o Centro de Equoterapia  Alone Ferreira no município de Lagoa da Prata atende de forma gratuita, 14 crianças autistas através do Projeto Ceaf e diante da pandemia, Aline Ferreira, proprietária e fisioterapeuta do centro contou à redação do Sou+Lagoa que os atendimentos não foram suspensos, mas que estão seguindo recomendações de prevenção contra o coronavírus.

“Estamos seguindo um protocolo de segurança para estar atendendo e também deixamos a critério dos pais se os filhos vão ou não fazerem as aulas. Mas são apenas 20% dos alunos que não estão comparecendo; a grande maioria está indo e priorizando o atendimento, que neste momento de pandemia está sendo muito importante, afinal eles têm o contato com o cavalo durante o atendimento, e passa para eles sensação de  calma, segurança e liberdade, coisas que agora estamos vivendo tudo ao contrário”, falou Aline.

E para falar sobre a importância das sessões de equoterapia, mesmo diante da pandemia, a redação conversou também com Flaviane Castro e Gislene Xavier, duas mães que contaram sobre como a prática tem ajudado neste momento.

Flaviane é mãe de três crianças, e as três são atendidas pelo Ceaf. Segundo ela, os filhos foram diagnosticados com aspecto autista, então a equoterapia foi uma indicação médica.  “Manter o tratamento nesse momento é importante para deles, afinal o autista precisa de rotina e como toda a programação deles foi alterada, eles não têm aulas na escola e nem podem sair, está sendo muito importante continuar as sessões na equoterapia. No centro eles interagem, com a Aline, com o cavalo e com o instrutor, tomando os cuidados, utilizamos álcool em gel e máscara”, disse Flaviane.

Gislene também falou à redação do Sou+. De acordo com ela, a filha sentiu muito as mudanças, mas a equoterapia ajuda muito ela a se adaptar com o novo. “A equoterapia favorece inúmeros efeitos benéficos para crianças autistas no que se refere à motricidade e aos aspectos cognitivos e psicológicos, as atividades propostas pela terapia com cavalos geram benefícios ao equilíbrio, concentração e postura. E neste momento, essas atividades têm ajudado muito, pois são nessas horas que podemos sair de casa um pouco e relaxar, acaba beneficiando a família toda”, explicou.

Entenda o que é equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

Redação