Foto: Planet Moso/Divulgação
Empresa dirigida por lagopratenses aposta na produção de escovas de dente sustentáveis
Reportagem: Bárbara Félix
Escovas de dente, sacolas, embalagens e diversos outros itens feitos de plástico e produzidos em massa, ao serem indevidamente descartados na natureza, geram um impacto negativo no meio ambiente. Logo, encontrando uma maneira de contribuir para a baixa da poluição no globo, três rapazes criaram a Planet Moso, que produz escovas de dente sustentáveis feitas de bambu.
Alexandre Bernardes, Eduardo Silva e Gilberto Júnior, são os diretores e idealizadores da Planet Moso – Alexandre é de Lagoa da Prata, mas se mudou para Londres aos 12 anos de idade; em Londres ele se manteve contribuindo diminuir a poluição na terra e na mudança de clima, o que o levou a ter a ideia da Planet Moso. Gilberto Junior é da capital mineira, Belo Horizonte, mas criado na terra lacustre, e pelo fato de ter uma convivência com todos da cidade, no entanto se mudou para Londres em agosto de 2019, onde conheceu Alex, junto com a Planet Moso. O outro fundador é o Eduardo Silva, ex-jogador do Arsenal Brasileiro naturalizado Croata. Eduardo se mudou para Croácia jovem para poder buscar o seu sonho no futebol. Hoje ele quer usar o futebol para levantar a consciência sobre a mudança de clima e os danos que a poluição de plástico vem causando na terra e no oceano.
Para a redação do Sou+Lagoa, Gilberto Júnior contou que a criação da Planet Moso ocorreu através de algumas conversa entre Alexandre e Eduardo, onde ambos se discutiam sobre a mudança de clima e como poderiam contribuir para influenciar a nova geração a ser mais responsável e optar por um mundo com menos poluição e mais sustentável. “A ideia da escova de dente surgiu como uma forma de poder levantar a consciência organicamente, porque uma simples mudança na troca de sua escova de dente de plástico para uma escova de dente de bambu é tão simples, porém tem um impacto positivo gigantesco na terra”, disse o jovem.
Gilberto ainda falou que ao entender todo projeto da Planet Moso, ficou fascinado com a ideia e logo sugeriu de expandirem para o Brasil, de princípio. Desde então trabalha em equipe, e é o principal e primeiro diretor da empresa no país. No entanto, o projeto ainda não está sendo aplicado em Lagoa da Prata, mas de acordo com Gilberto, a intenção é trazer para a cidade nos próximos meses.
“Estamos trabalhando para podermos trazer a Planet Moso pra Lagoa da Prata o mais rápido possível. No momento estamos testando a ideia em Curitiba e com a intenção de trazer pra Lagoa nos próximos meses”, destacou.
Embora a empresa não esteja ainda atuando no município, lagopratenses podem adquirir as escovas através do site da Planet Moso.
Promovendo o bem para o planeta com escovas de dente sustentáveis
O diretor da empresa no Brasil, Gilberto Júnior, também contou que as escovas foram projetadas individualmente com uma parceria feita entra a Planet Moso e uma fabrica especializada em produção de produtos de bambu e que a intenção é poder comercializar as escovas em supermercados, farmácia e também online. “Nosso valor vai ser competitivo a uma escova de porte médio de plástico. Nossa intenção não é cobrar um valor alto por ser um produto especial e bom para o planeta e sim mostrar para as pessoas que ser mais consciente não é mais caro”, declarou Gilberto.
Além das escovas de dente, a Planet Moso também possui outros produtos em linhas que estão em processo de testagem e passando por modificações para se tornarem sustentáveis e bom para o planeta, segundo Gilberto, que afirmou ainda que o intuito da empresa, é também inovar itens usados diariamente e remover o plástico e a poluição produzida por estes.
Indo fundo na ideia de promover o bem para o meio ambiente, Planet está em parceria com a empresa americana Eden Reforestation Projects; Gilberto explicou a colaboração das empresas.
“A cada escova vendida, plantaremos uma árvore com parceria da Eden Reforestation Projects, que doa uma escova para pessoas em países de necessidades. Também doaremos 5% do lucro de cada escova para Project Aware , que trabalha limpando o oceano no mundo todo”, informou.
Por fim, ao ser questionado sobre como é poder dar partida em algo que estimula a mudança para o bem do meio ambiente, Gilberto alegou que é honra poder realizar o projeto, junto de Alexandre e Eduardo. “Saber que a cada dia estamos fazendo uma diferença positiva no mundo, mesmo sendo uma percentagem pequena é uma honra. Queremos poder contribuir para que as pessoas embarquem com a gente nesta jornada para que possamos viver em um mundo mais sustentável no futuro”, finalizou.