Em Lagoa da Prata, grupo de dança oferece aulas gratuitas para mulheres a partir dos 60 anos

(Foto: Sabrina Menezes/Arquivo Pessoal)

Em Lagoa da Prata, grupo de dança oferece aulas gratuitas para mulheres a partir dos 60 anos

O programa de dança gerontológica que envolve o Grupo de Dança Bela Flor é idealizado pela Secretaria Municipal de Esportes e foi criado em 2017. 

A dança, além de oferecer benefícios à saúde como melhora na mobilidade, fortalecimento da estrutura óssea e muscular, também beneficia a saúde mental, melhorando a autoestima e confiança. 

Para conhecer mais sobre a história e dinâmica do grupo, o Sou+Lagoa conversou com um dos idealizadores do projeto, Christian Freitas, e com a professora do grupo, Sabrina Menezes. 

“As aulas têm sido no Studio de Dança Juliana Soares, nas aulas trabalhamos técnicas de dança adaptadas para a idade, além de trabalharmos ritmo, postura e coordenação através das coreografias, que são o que elas mais gostam. Não temos uma modalidade específica, trabalhamos com estilo livre”, comentou a professora.

Sabrina comenta que, apesar do grupo ser voltado à ‘melhor idade’, há alunas com menos de 60 anos participando. “O grupo é de melhor idade, mas adultos a partir dos 50 podem participar sim. Geralmente não há essa procura, quem nos procura mesmo são as mulheres acima dos 60”, explicou.

“São três aulas por semana, gratuitas. O grupo participa de várias apresentações, em festivais, conferências e abertura de eventos”, disse Christian.

A primeira apresentação do grupo, ainda em 2017, foi na abertura dos Jogos Escolares de Lagoa da Prata (Jelp). No mesmo ano, se apresentaram no evento em combate ao câncer de mama – outubro rosa, realizado pelo Sicoob Crediprata.

O grupo participou do Concurso Nacional de Dança em Itaúna por dois anos consecutivos, ficando em primeiro e segundo lugar respectivamente. Além das apresentações em eventos como a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e o evento Luzes da Prata, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

Segundo Christian, foi o grupo de dança de maior repercussão no Festival Idoso Protagonista de Poços de Caldas e considerado, sendo objeto de estudos para o Green – BH, Grupo de Estudos do Envelhecimento.

“O Grupo de Dança Bela Flor, tem estado bem ativo Graças a Deus. Participamos do Unidance – Concurso Nacional de Dança em Itaúna nos anos 2018 e 2019; do Festival Nacional Idoso Protagonista [em] 2019 [na cidade de] Lambari e em 2022, [em] Poços de Caldas; Festival de Dança Juliana Soares em 2019, Festival de Dança Impactus 2021, além de apresentações locais como: Jelp, Conferência do Idoso, Encontro de Mulheres Cooperativistas (Crediprata), entre outros. Neste final de semana (28), o grupo se apresentará no show de encerramento do Mês do Trabalhador, onde há expectativa de grande público”, explicou Sabrina sobre a participação do grupo em apresentações.

Para participar, as inscrições são realizadas pelo telefone da Praça de Esportes: (37) 3261-4768. “É necessário um atestado médico atualizado e entrar em contato com a Secretaria de Esportes para passar nome e telefone, aí entraremos em contato”, explicou Sabrina.

Atualmente, o grupo conta com 12 integrantes, com idades entre 58 e 76 anos. Existem projetos para a abertura de uma nova turma. 

Ana Isa