(Foto: Júnior Chagas/Arquivo Pessoal)
Educação de Jovens e Adultos: projeto para otimizar a conclusão do ensino médio tem matrículas abertas em Lagoa da Prata
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um projeto que visa a retomada dos estudos para jovens a partir dos 18 anos que não concluíram o ensino fundamental ou médio. Não há idade máxima. Em Lagoa da Prata, a Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe oferece esse formato de estudo e já está com matrículas abertas para o segundo semestre de 2023.
O Sou+Lagoa conversou com o professor Junior Chagas, que vem inovando projetos de ensino na escola, e frisa a importância do EJA e de divulgar essa oportunidade.
“O EJA sempre teve um destaque no Guadalupe. O pessoal mais velho sempre procura o EJA pra participar, terminar os estudos; ainda mais que agora o EJA lá vai do sexto ano [do ensino fundamental] ao terceiro ano do ensino médio. Então as pessoas que fizeram só a educação básica conseguem voltar a estudar. A ideia é conseguir fazer com que eles façam todo o período que eles estão sem estudar, durante um tempo menor, porque eles são maiores de 18 anos e provavelmente são pessoas que trabalham. E que possa dar a eles algum tipo de vantagem no mercado de trabalho, porque essas pessoas vão estudar principalmente porque falta o diploma no currículo”, explicou.
Segundo Junior, a vontade de divulgar o projeto EJA já vem de tempos, ainda mais pela procura constante durante todo o ano. No entanto, segundo ele, muitas pessoas perdiam o prazo de matrícula devido a falta de divulgação.
O EJA otimiza o tempo de conclusão dos estudos, possibilitando que o aluno conclua os estudos em um ano. Se os estudos foram interrompidos no segundo ano do ensino médio, o aluno fará este e o terceiro ano em um único ano letivo.
As matrículas para a turma do segundo semestre de 2023 já estão abertas! Basta comparecer na escola, localizada na Rua 27 de Dezembro, número 300, com documentos de identificação pessoal, comprovante de endereço, histórico escolar ou declaração da série cursada anteriormente. As aulas terão início no dia 10 de julho.