(Foto: Reprodução da Internet)
Dia da Mulher: lagopratenses que arrasam na representatividade feminina
O dia 8 de março é especial, afinal, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, que é exemplo de força e garra.
A data foi oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas e simboliza a luta histórica das mulheres em razão de condições e direitos semelhantes aos dos homens.
Nos dias atuais, a data traduz a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. Em Lagoa da Prata, há muitos exemplos de mulheres que ocupam espaços ‘dominados’ pelas figuras masculinas, e elas arrasam na representatividade feminina.
Em 2020, uma lagopratense brilhou na ciência! A bióloga Fernanda Farnese ficou entre as sete vencedoras da 15ª edição do Programa Para Mulheres na Ciência, promovido pela L’Oréal Brasil, em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Em entrevista ao Sou+Lagoa em 11 de fevereiro, Fernanda contou sobre como e quando decidiu que seguiria na carreira de bióloga, além da jornada na faculdade e mercado de trabalho. Ela também falou sobre suas inspirações e deixou um recado para motivar meninas que desejam seguir na área da ciência.
“O caminho para fazer ciência não é fácil. É preciso dedicação, é preciso lidar com cortes de recursos frequentes e são necessários anos e anos de estudos e especializações. Mas persistam, porque o mundo precisa da ciência, e a ciência precisa das mulheres”, disse Fernanda.
Além da ciência, há mulheres lagopratenses na política! A assistente social Carol Castro, Lisa Miranda e Sonia Dias foram as três mulheres eleitas vereadoras.
Carol Castro foi a segunda vereadora mais votada no município e atualmente é a presidente da Câmara Municipal de Lagoa da Prata. Segundo Carol ao Sou+Lagoa, a representatividade feminina foi algo muito importante em sua campanha eleitoral pois é essencial que as mulheres tenham representatividade nos espaços de decisão. “A mulher ainda não sabe o poder que ela tem na sociedade e entrega muito esse poder na mão dos homens. Quero me empenhar bastante em prol do empoderamento feminino, mas também em outros projetos de Assistência Social direcionados às pessoas em situação de vulnerabilidade”, salientou.
Já agora, a heroína lagopratense que representa Lagoa da Prata no esporte! A inspiração de jovens atletas, Núbia Soares, que é considerada no mundo do esporte, uma das maiores revelações do atletismo.
O destaque da atleta nas competições não é uma novidade, afinal, Núbia já representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 na prova de salto triplo feminino do atletismo. Conquistou medalhas no Pan-Americano Junior e competiu no Mundial de Atletismo, terminando em 22º na fase de qualificação do salto triplo em 2015.
Em 2014, Núbia participou do Sul-Americano Sub-23, e em 2013, com apenas dois anos de prática a lagopratense disputou o Campeonato Mundial Juvenil de Atletismo, no qual conquistou o quarto lugar do salto triplo.
Em Lagoa também tem aquela empreendedora que é exemplo de carisma e é o puro luxo da cidade: Juliana Marques, uma das confeiteiras mais requisitadas da cidade e região.
Além de empreendedora, mãe e esposa, Juliana é um sucesso também nas redes sociais, onde mostra seu dia a dia no Instagram. Em sua conta @julianamarquescake, a confeiteira tem mais de 45 seguidores.
Com seu jeito espontâneo, a confeiteira conquistou os internautas e com jeito simples de ser e ela conquistou Lagoa da Prata com os vídeos curtos contando sua rotina, criando seus bordões como o inesquecível “o luxo”.
E já que falamos em empreendedorismo, neste sábado (6), antecedendo o Dia Internacional da Mulher, o Centro Educacional Tutores fará um ‘aulão’ sobre “A História Não Contada Sobre o Empreendedorismo Brasileiro”, com o professor Ricardo Costa e a professora Leda. O mais legal de tudo isso, é que será uma aula gratuita e online, no canal da Tutores no YouTube às 14h. Clique aqui e se inscreva no canal para não perder.