Da horta para sua mesa: entenda a importância da agricultura local para economia de Lagoa da Prata

(Foto: Banco de Imagens Canva)

Da horta para sua mesa: entenda a importância da agricultura local para economia de Lagoa da Prata

Se os agricultores parassem de trabalhar hoje, a economia de todo o país poderia entrar em colapso, paralisando a produção interna, exportação, e deixando cerca de 15 milhões de pessoas desempregadas, segundo dados do Censo Agropecuário. 

A agricultura é uma das principais fontes de renda dos brasileiros, constituindo mais de 21% do PIB, de acordo com a Confederação Nacional da Agricultura em 2019. Além dos alimentos que passam pelas mãos dos agricultores antes de chegar a mesa, matéria-prima como algodão, madeira e látex possuem uma base de produção agrícola.

Em Lagoa da Prata, o impacto da agricultura não é diferente. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Corgosinho, falou sobre a geração de renda e movimentação da economia local a partir da feirinha de agricultores, que acontece às quartas e sábados na Praça dos Trabalhadores.

“É dever do município estimular as feirinhas e negócios semelhantes na cidade porque você tem uma maior geração de emprego, além de também beneficiar os produtores rurais e os empreendedores da cidade. Com isso a gente oferta mais produtos pro consumidor, e a gente tem uma concorrência maior, uma redução de preços, produtos de maior qualidade também”, explicou.

O secretário também falou sobre os principais pontos de impacto na economia da cidade e na vida dos produtores. Hoje, 60 agricultores fazem parte da feirinha.

“O primeiro ponto seria a retenção de riqueza na cidade, na economia local. Segundo, a própria valorização do espaço da região, em relação à lazer, atividades turísticas e econômicas. Então a atração de pessoas para aquele local é muito importante. Além da geração de emprego e renda, que eu vejo como uma das principais vantagens para o agricultor, que oferece o seu produto”, disse.

Para que esse tipo de negócio continue estruturado e impactando a economia local, cabe à população e ao município como um todo, contribuir de diversas formas para o seu funcionamento.

“O apoio tanto do setor público como do privado é preponderante para retenção do estímulo dessas práticas no município. Então por meio de parcerias, patrocínios, infraestrutura – como o município tem feito, melhorando a estrutura do local, isso tudo contribui”, detalhou Rogério.

As feirinhas de agricultura acontecem das 6h às 12h nas quartas-feiras e sábados.

Ana Isa