Coordenadora da atenção básica explica o porquê da demora na entrega de preventivos ginecológicos

(Foto: Reprodução na Internet)

Coordenadora da atenção básica explica o porquê da demora na entrega de preventivos ginecológicos

Bárbara Félix

@barbara.fx


Na quarta-feira (28), o Sou+Lagoa realizou uma série de enquetes sobre saúde em Lagoa da Prata, e uma delas foi questionando se questionando se as pessoas sabem que nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) o exame preventivo ginecológico é feito de forma gratuita.

Por meio da enquete, apenas 26% dos internautas votaram que não sabiam e 74% votaram que sim. Além da votação, muitas mulheres responderam o Sou+ pelo ‘direct’ no Instagram e relataram a demora na entrega dos exames, fator que as fazem realizar o exame particular.

A seguidora @lailaribeiro_23 respondeu dizendo que “sim, gratuito. Pena que demora um ano pra chegar o resultado”; já @palomaarauj_o mandou “Só falta profissionais, nunca tem, por isso muitas preferem pagar particular ou deixam de fazer anualmente como aconselhado”.

(Foto: Sou+Lagoa/Reprodução da Internet)

Assim, a redação procurou Coordenação da Atenção Básica de Lagoa da Prata que explicou sobre a entrega dos exames – o preventivo ginecológico é recomendado para na faixa etária de 25 a 64 anos de idade, pelo Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora Stella Siveli de Almeida, os resultados dos exames demoram em média 30 dias.  “Os exames coletados pelos enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde e nas Policlínicas, depois esses são encaminhados para a Secretaria de Saúde de Lagoa da Prata, na Coordenação de Saúde Básica, onde são digitalizados e depois são encaminhados para o Centro Municipal De Apoio a Saúde (Cemas), em Divinópolis explicou Stella. A coordenadora ainda disse que há um tempo para o resultado retornar para Lagoa da Prata.

“O resultado pode retornar para a gente é em torno de 25 a 30 dias, então essa demora inicialmente esta sendo maior por isso, pelo retorno. Logo, a situação já não é do município e sim em razão do local para onde o exame vai. Mas quando ele chega para nós, protocolamos e encaminhamos para as UBS’s”, disse a coordenadora.

Stella também ressaltou que às vezes o resultado do exame já está no posto de saúde mas os pacientes não procuram. “Neste caso, a agente busca o paciente para estar buscando o exame, mas  ele demora a buscar na unidade. Quando resultados apresentam alguma alteração, as agentes mandam até um bilhetinho para que possam ir buscar o exame com mais urgência. Mas ressalto que geralmente, os resultados ficam prontos em 30 dias”, informou.

Realização de exames na pandemia

A coordenadora da atenção básica ainda relatou que no início da pandemia, por causa da Covid-19 foram suspendidos os exames preventivos, por recomendação do Ministério da Saúde.

Mas que no mês de junho, uma nota técnica do Estado foi encaminhada para a Secretaria de Saúde, com orientação da propedêutica do colo do útero e do câncer de mama, onde foi informado que os exames poderiam ser retomados aos poucos, de acordo com as normas que deveria ser seguidas, estas sendo permanecer o mínimo de tempo necessário na UBS, evitar aglomerações, realizar higienização na sala de realização do exame preventivo e equipamentos após cada exame, levar em consideração a condição clinica de cada paciente.

Por fim, Stella destacou que a quantidade de exames preventivos agora  está sendo reduzida. “Antes fazíamos muitos exames, mas agora reduziu bastante porque há mais demandas por causa do coronavírus”, finalizou.

Redação