Conheça mais um Lagopratense que Faz, dessa vez com a história da Carol Castro;

(Foto: Carol Castro/Comunicação)

Conheça mais um Lagopratense que Faz, dessa vez com a história da Carol Castro;

Dando continuidade ao nosso quadro #LagopratensequeFaz, hoje vamos apresentar a história da Carol Castro, que neste último mandato está vereadora por Lagoa da Prata e já esteve presidente da Câmara Municipal!

Carol Castro tem 47 anos, é filha da Neneve e do Titõe. Nasceu e cresceu em Lagoa da Prata. Carol é assistente social, formada pela PUC em Belo Horizonte, pós-graduada em atendimento integral à família.
Depois de formada, Carol conta que seu sonho sempre foi voltar para sua cidade para servir seu povo.
Em 2001 foi contratada na Prefeitura de Lagoa da Prata e trabalhou por contrato. Até que em 2007, prestou o concurso e passou.
Como técnica responsável por assinar muitos projetos que o município pleiteou em Brasília e no Estado de Minas, foi possível trazer para Lagoa, o Bolsa Família, Hortas Comunitárias, CRAS, CREAS, PET, Agente Jovem.
Carol também ajudou a criar a ASCALP e o nosso aterro sanitário, pois trabalhou na retirada das pessoas que trabalhavam no antigo lixão.
Desenvolveu também o trabalho na AMAVI onde foi instituído pela primeira vez na cidade as medidas socioeducativas para os adolescentes infratores.
Mas o programa que se dedicou por mais tempo, foi o “Família Acolhedora”, que é um serviço de acolhimento familiar lindíssimo, nacionalmente reconhecido, em parceria com o Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público e Conselho Tutelar.
Ultimamente Carol tem se dedicado mais ao CREAS, acompanhando as pessoas em situação de rua.
Mas foi em 2012 que aconteceu uma situação que mudou sua vida pra sempre: Seu filho foi diagnosticado com autismo e isso fez com que ela estudasse muito sobre o assunto. Assim decidiu que precisaria lutar com todas as forças para ajudá-lo e ajudar outras crianças que começaram a também serem diagnosticadas.

Carol notou que a nossa cidade não conseguia oferecer o mínimo sobre o assunto e não dispunha de condições adequadas para o acompanhamento e tratamento das pessoas com autismo. Por isso, ela se juntou a um grupo de amigas incríveis e, decidiram fundar a Associação Autismo e Possibilidades de Lagoa da Prata (Asap). Ela foi a primeira presidente e fundadora dessa associação, que hoje caminha sem ela, mas que a deixa extremamente feliz de ter dado grande contribuição! Ter liderado a ASAP a fez notar que a sua voz poderia chegar mais longe e dali em diante se atreveu a candidatar como vereadora.

Em 2020 foi eleita a vereadora e já no primeiro dia de mandato foi escolhida pelos seus pares como Presidente da Câmara (2021-2022).

Ação Parlamentar em números:
12 Leis Municipais de sua iniciativa
119 Requerimentos
13 Anteprojetos
10 Projetos de Resolução
09 Projetos de Lei CM
12 Audiências Públicas
09 Indicações
R$ 2,7 milhões de recursos conquistado para o município
R$ 988 mil destinados para as entidades.

Leis Municipais de sua iniciativa

– Carteira de Identificação do Autista – Lei Municipal nº 3.450/2021 –
– Autoriza o SAAE a receber doações e repassar à entidade Instituto Beneficente Casa da União – Lei Municipal nº 3.549/2021 –
– Promoção da Dignidade Menstrual – Lei Municipal nº 3.552/2021
– Criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal – Resolução 838/202201/2022
– Proteção contra maus-tratos, abandono e manejo inadequado dos animais das espécies canina e felina – Lei Municipal nº 3.675/2022
– Carteira de Identificação das Pessoas Acometidas pela Fibromialgia – Lei Municipal nº 3.759/2022
– instituição do Dia Municipal do Catador de Material Reciclável ( 07 de junho) – Lei Municipal nº 3.667/2022
– Criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal – Lei 3.670/2022 –
– “Maio Laranja” – mês de prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes- Lei Municipal nº 3.493/2021
– Rua Vereador Enéas Martins Borges, no Distrito de Martins Guimarães – Lei Municipal nº 3.353/2021
– Declara de Utilidade Pública o Instituto Arruaça – Lei Municipal nº 3.965/2024
– Declara de Utilidade Pública a APA – Associação de Proteção Animal de Lagoa da Prata – Lei Municipal nº 3.994/2024 .

O que Carol almeja na reeleição é continuar trabalhando por uma Lagoa mais justa, inclusiva e próspera, mas também exercer a função fiscalizatória sobre o bom e eficiente gasto do dinheiro do povo de Lagoa da Prata.

Partido Verde (PV) número de candidatura: 43123

CNPJ CONTRATANTE: 56.311.419/0001-19

CNPJ CONTRATADA: 30.558.771/0001-60

Redação