(Foto: Nelson Junior)
Com charme de interior, povoado de Lagoa chama atenção de turistas pela arquitetura
O povoado de Martins Guimarães tem chamado atenção de turistas que vistam o local, e o motivo é o típico charme mineiro que o distrito de Lagoa da Prata tem em sua essência, e dá um quentinho no coração de quem visita a comunidade.
A redação que é a apaixonada por Lagoa, não poderia deixar passar em branco as mudanças que tem deixado Martins Guimarães parecendo um cenário de novelas. Assim, o Sou + teve a oportunidade de conversar com Nelson Francisco Júnior, ou Juninho Pedreiro como é conhecido em Martins.
Segundo ele, Martins Guimarães é um lugar geograficamente privilegiado, junto à linha férrea, uma cachoeira que corta a comunidade, berço de trilhas pra amantes de esportes.
“Todos os atributos contribuem para o potencial turístico de Martins, assim alavancando a também economia”, contou.
Ele ainda disse que a união das pessoas da comunidade, para melhorar o distrito junto com as que vieram está trazendo excelentes resultados.
“Essas mudanças começaram no fim da década de 90. Algumas pessoas que costumavam visitar essa comunidade com frequência compraram uns imóveis por aqui, fizeram casas para passar os fins de semana, e assim atraíram mais conhecidos pra cá”, informou.
Juninho ressaltou que o que mais fez diferença para a comunidade, a princípio foi valorização de imóveis, melhorias na infraestrutura aumentaram os empregos, que consequentemente melhorou a economia de maneira geral.
“Eu como morador, vejo com bons olhos essas mudanças, a soma das pessoas e empresas que vieram, junto com as pessoas da comunidade está sendo positiva. Cada um colaborando como pode, e todos literalmente botando a mão na massa em benefício da comunidade. Acho que essas mudanças trarão a cada dia mais melhorias pra comunidade, com a valorização dos imóveis, belas casas sendo construídas, a população local tomou gosto, e bom gosto também, todos cuidando de suas residências, e os moradores juntos com os visitantes cuidando da comunidade”, enfatizou.
Com simplicidade, Nelson Junior contou que além de toda a mudança na estética da cidade, após os moradores pintarem as fachadas das casas de colorido, uma conquista que é muito grande para comunidade foi a obra de pavimentação asfáltica, que liga a rodovia MG – 429 até a comunidade, obra realizada pela Prefeitura de Lagoa da Prata.
“A pavimentação asfáltica era um antigo sonho dos moradores daqui. Todos ficaram extremamente felizes com a realização dessa obra, que contribuirá e muito para acelerar as melhoras aqui na comunidade, afinal nossa comunidade cada dia mais bela, e o que faz daqui um lugar bonito não são apenas os cenários, é também o povo, como sempre costumo dizer, povo receptivo, porém seletivo, ficando por aqui os que vêm e se adequam com os costumes, com o ritmo de vida da comunidade, por isso esse casamento perfeito entre os moradores antigos, turistas e visitantes que passam a fazer parte de nossa comunidade”, afirmou Nelson.
E além de visitar o distrito, muitos lagopratenses decidiram ir para Martins Guimarães para morar, como é o caso de Marli Felipe.
Ela contou que comprou a casa Martins em 2004, e dois anos após a mudança, adquiriu o comércio.
“O comércio quando o compramos já existia aqui em Martins, e como já trabalhei no ramo de vendas em comércio, não foi uma mudança tão drástica, desde então seguimos com ele”, contou Marli.
A dona do comércio ainda disse que Martins está se tornando uma atração turística, o que ela vê como algo positivo. Marli também ressalta que Lagoa ainda está em seu coração, mas a vida em Martins Guimarães é mais pacata.
“Acredito no crescimento desta comunidade na qual gosto tanto, mas é claro que não deixei de gostar de Lagoa, de jeito nenhum! Porém aqui em Martins a vida é bem mais tranquila, além do mais, aqui formamos uma grande família”, finalizou a lagopratense.