Coletiva marca lançamento oficial do ‘Festival Mineiridades’ em Santo Antônio do Monte

(Foto: Larissa Torres/Sou+Lagoa)

Coletiva marca lançamento oficial do ‘Festival Mineiridades’ em Santo Antônio do Monte

Bárbara Félix

Rhaiane Carvalho


Na tarde de segunda-feira (6), aconteceu a coletiva de imprensa para falar sobre o ‘Festival Mineiridades’, que acontecerá de 5 a 10 de agosto, em Santo Antônio do Monte, com o evento de encerramento na Praça da Estação nos dias 12, 13 e 14 de agosto com shows regionais e músicos da cidade.

Na coletiva, estiveram presentes autoridades locais como o secretário de Cultura e Turismo, Ismael Costa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Célio Júnior, Gabriel Castro e Angêlo Júnior, que são organizadores do evento, representando o Sicoob Credimonte, Antenógener Júnior, representando o Sicoob Lagoacred Gerais, Philip Rubens, o prefeito de Santo Antônio do Monte, Léo Camilo  e vice-prefeito Tiago Tumbum, além de representantes da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antyônio do Monte (Aciasam).

(Foto: Larissa Torres/Sou+Lagoa)

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Ismael Costa, o momento de lançamento desse projeto é histórico para o município.  “É com muito orgulho e imensa felicidade que a Prefeitura de Santo Antônio do Monte, por meio da Secretaria de Cultura e Desenvolvimento Econômico, juntamente com os idealizadores e parceiros desta iniciativa, anuncia hoje a realização de um sonho. Santo Antônio do Monte passa a ganhar a partir de hoje a sediar um encontro, um festival gastronômico que vai além, inclusive da visão restrita e limitada da gastronomia, é um festival plural, democrático que propõe abraçar toda a dimensão da cultura mineira, que envolve arte e cultura de modo geral. É um orgulho para nós, do ponto de vista da secretaria de Cultura e Turismo realizar uma parceria público privada que vem de encontro com o nosso objetivo de colocar Santo Antônio do Monte em um calendário plural, vibrante e permanente que coloque nossos potenciais culturais e turísticos no eixo centro de desenvolvimento econômico e humano da nossa cidade como um todo”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Célio Júnior, ressaltou que o projeto vai além da gastronomia, propiciando cultura e desenvolvimento econômico, principalmente para os comerciantes e empresários do ramo da alimentação, e gestão. “Nosso objetivo é trazer um festival muito além do gastronômico, mas algo com muita cultura. Estamos trazendo um diferencial enorme que é o ‘Prepara gastronomia’, onde a Prefeitura está contratando o Sebrae para ser o instrutor desse projeto que vai deixar um legado para os empresários que estão participando. Que o desenvolvimento se faça durante esse festival, e isso é o que queremos deixar como legado para os empresários “.

Representando o Sicoob Lagoacred Gerais, Philip Rubens destacou que um evento desse porte só é possível quando há união com o objetivo de cooperar para um objetivo em comum.  “Temos um prazer e uma satisfação muito grande em sermos parceiros do evento e de alguma forma contribuir. Havia uma expectativa muito grande sobre o Poder Público e da Iniciativa privada para que um festival desse porte acontecesse em Santo Antônio do Monte, mas quando a gente vê um alinhamento de ideias e objetivos como está acontecendo neste momento, é o que a gente vê que faz a coisa acontecer e dar certo. Uma iniciativa isolada não tem esse potencial. Quando se junta para que algo assim aconteça a gente vê acontecer; e isso nada mais é que cooperação. Ações como essa geram inúmeras oportunidade, tanto para o público quanto para o público geral e, especialmente, as empresas. E o festival é muito completo nessa parte de capacitação e desenvolvimento para que o trabalho seja bem feito”.

(Foto: Larissa Torres/Sou+Lagoa)

Para Antenógener Júnior, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credimonte, o projeto, que terá desenvolvimento a longo prazo, marca a importante iniciativa de unir forças de pessoas que buscam deixar um legado no município. “Vejo hoje aqui um momento histórico nós, juntos, estamos tomando a iniciativa. Juntos hoje, Poder Público e Iniciativa Privada aqui representada pelo Gabriel e pelo Ângelo. Vocês estão assumindo, tendo essa atitude de participarem desse festival, que será indubitavelmente um legado para Santo Antônio do Monte, assim como começou em Itapecerica. Hoje é uma sementinha plantada para a história de Santo Antônio do Monte e será dito: ‘Vocês foram os pioneiros desta ideia’.

Durante a coletiva o prefeito Léo Camilo e o vice Tiago Tumbum também falaram sobre a importância do Desenvolvimento Econômico e da Cultura, reforçando o apoio dos parceiros e enfatizando que este é um projeto de longo prazo e ambicioso. “Este é um projeto para dez anos, pois não mudamos a história de uma cidade do dia para a noite; e estamos fazendo isso com muita responsabilidade. Tenho a certeza de que essa grande empreitada que está por vir será um marco no que tange desenvolvimento econômico, pois não deixa de ser geração de renda, quanto entretenimento e cultura. Será uma longa caminhada, esse evento nos dará diretrizes para que os próximos sejam melhores ainda”.

Gabriel Castro e Ângelo Júnior são os organizadores do evento e destacaram que o projeto nasceu de um sonho de ter um festival para que Santo Antônio do Monte pudesse chamar de seu.

“Víamos nas cidades vizinhas muitos exemplos exitosos como Itapecerica, Lagoa da Prata, Divinópolis e Belo Horizonte. E então, o que tínhamos de empecilho para fazer isso aqui? Com essa união de forças nós estamos hoje lançando esse festival mineiridades que vai deixar um legado para Santo Antônio do Monte. As grandes estrelas desse evento são os donos de bares e restaurantes. Teremos consultoria para ajudar na elaboração e decoração dos pratos junto aos empresários. Teremos também consultoria de gestão de restaurante, de atendimento, através de um chefe. Serão mais de 30 horas de capacitação individual para as empresas. Teremos também o ‘Concurso gastronômico’, onde os participantes vão eleger e criar com o chefe um prato para concorrer ao melhor prato do festival, onde terão que usar o ovo, que é um elemento que vem através da avicultura, que está em plena expansão no município”.

Bárbara Félix

http://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.