(Foto: Jaques Shiro Yamazaki)
Cidade turística faz assim! Circuito “Grutas e Mar de Minas” visita Lagoa e realiza mapeamento na cidade
Na última semana, nos dias 19 e 20 de agosto, os profissionais da Secretaria de Cultura e Turismo receberam a gestora do circuito Grutas e Mar de Minas, Fernanda Cunha – na ocasião, os profissionais visitaram alguns pontos da cidade com o intuito de mapear o potencial turístico de Lagoa da Prata.
Conforme Fernanda, em uma publicação na página oficial da Prefeitura, gestora do circuito que assessora onze cidades da região, a visita teve o objetivo de desenvolver políticas públicas de turismo no município. Ela ainda destacou que Lagoa da Prata apresenta um grande potencial, principalmente no que tange ao turismo de natureza.
“Com as visitas que realizamos em diversos pontos do município é visível o potencial turístico de Lagoa da Prata, principalmente o turismo de natureza e turismo de negócios. O que devemos fazer é trabalhar para efetivar o potencial do município. Dessa forma chegamos à conclusão de que é necessário realizar o mapeamento, levantamento da oferta turística e investir na sinalização, que ainda é muito falha”, disse Fernanda.
Ao #soumaislagoa nesta quinta-feira (26) ela disse que a visita foi para buscar e identificar os potenciais turísticos do município, e como organizá-los para que possam ser “vendidos” como produto turístico. “Sabemos que Lagoa da Prata é uma cidade que atrai turistas, seja o de negócios, de esporte, dos que buscam lazer, natureza, e gastronomia, com bares e restaurantes para todo tipo de público”, falou.
A gestora ainda completou dizendo que “o que identificamos é a necessidade de organizar os produtos e assim Lagoa da Prata reconhecer onde o turismo pode ser fator de emprego e renda para a população. E isso impacta nas políticas públicas de turismo, estar em uma IGR como o Grutas e Mar de Minas, é necessário para que o município ganhe o destaque junto ao Governo Estadual e Federal, e assim, poder catalisar verbas específicas para o nicho, e incentivos, como por exemplo o ICMS Turismo, que o município segundo as determinas do Governo Federal consegue esse incentivo, e retorna em dinheiro ao município como forma de fomentar o turismo local”, explicou Fernanda.
Por fim, a gestora destacou sobre a volta de Lagoa ao mapa do turismo. “Como Lagoa ficou fora do mapa do turismo regional, estadual e federal por quase 10 anos, agora, o momento é de organizar essa reestrutura para que possa voltar nas três esferas do turismo brasileiro e estamos preparando toda a documentação para isso”.
Já o secretário de Cultura e Turismo, Daniel Ribeiro, ressaltou através de uma publicação na página oficial da Prefeitura, que a gestão municipal tem trabalhado para efetivar o potencial turístico da cidade e que o circuito Grutas e Mar de Minas está dando o suporte necessário para Lagoa.
“O potencial turístico da nossa cidade é muito grande. Temos a praia no centro da cidade, o Rio São Francisco, uma culinária rica e uma grande procura por turismo de negócios. Com o suporte que o circuito Grutas e Mar de Minas tem nos ofertado, vamos potencializar ainda mais o turismo em nossa cidade. Fizemos visitas a diversos pontos estratégicos do município e o primeiro passo é disponibilizar sinalização adequada, dando melhores condições para o turista conhecer e explorar nossos principais pontos de turismo”, declarou o secretário.