Ciclismo ganha atletas durante a pandemia: saiba como praticar com segurança

O atleta escolheu o ciclismo como profissão por ser apaixonado pela aventura. (Foto: Vinícius Henrique/ Arquivo Pessoal)

Ciclismo ganha atletas durante a pandemia: saiba como praticar com segurança

Alexandre Bernardes

 

(Foto: Pedro Robatine / Arquivo Pessoal)

As vendas de bicicletas tem aumentado desde abril e tiveram mais de 150% de crescimento no último mês, de acordo com o administrador Izaquiel Bessas, da Nena Bikes. Em tempos de pandemia, muitas pessoas aderiram a bike como meio de transporte e como exercício também. É fato que bicicleta e Lagoa da Prata definitivamente combinam. As ruas largas e planas da cidade favorecem quem pedala por aqui.

Porém com tantas facilidades, quem pratica o ciclismo pode se esquecer de alguns cuidados na hora de pedalar. O personal Pedro Robatine destaca alguns pontos que devem ser levados em consideração a começar pela “compra de uma bicicleta ideal pra o indivíduo. E para isso, procurar sempre alguém de confiança e que entende do assunto para lhe fornecer. Outro item de extrema importância é o uso de equipamentos adequados como: capacete, luvas, óculos, roupa apropriada.” Ele destaca também as ações que todo esportista deve ter como “atenção a alimentação e hidratação antes, durante e pós prática. Não extrapolar o próprio limite.”

Reparos emergenciais são necessários

O personal ressalta que “aprender a realizar manutenção de emergência, como a troca de câmara de ar e troca de pneu, pedalar em locais conhecidos e em grupos” é de extrema importância para quem vai fazer trilhas especialmente.

Mas para quem não aprendeu ainda, a comodidade do bike-socorro que a oficina do Pernaiada oferece com guincho e os reparos emergenciais são fundamentais para quem sofreu algum incidente durante o pedal. O preço pelo socorro varia de acordo com a distância que o trilheiro se encontra e claro, pelo que precisa ser consertado na bicicleta.

Procura de seguros tem aumentado

Ainda devido ao crescimento do ciclismo na cidade, a preocupação com roubos, furtos e danos tem causado uma procura maior por seguros para as bicicletas, é o que diz Davi Bernardes, corretor da Tote Seguros. “A procura por seguros desse tipo era esporádica, mas tem aumentado muito nos últimos meses. Além da preocupação com furtos com as novas bicicletas, a alta nos preços de peças também contribuiu para isso.”

Alecsander Nunes, um dos novos ciclistas dessa pandemia já teve uma bicicleta antiga roubada. Com a nova, ele já está em processo de cotação de um novo seguro. “O mercado de seguros em si é muito viável e para bicicleta não é diferente, ter um evita muitos transtornos” ele relata. O ciclista conta ainda que aderiu as trilhas durante esse período e que o gosto pelos caminhos fora da cidade se deve especialmente pelas paisagens, a vista torna a prática ainda mais agradável.

(Foto: Pedro Robatine / Arquivo Pessoal)

Você pode entrar em contato com os profissionais citados nessa matéria pelos contatos abaixo:

Pedro Robatine (Cyclist Training): (37) 9 9818-4617 @cyclist_trainning

Davi Bernardes (Tote Seguros): (37) 9 9876-1338

Oficina do Pernaiada: (37) 9 9862-7632 / (37) 3261-5507

Nena Bikes: (37) 3261-4068

Redação