Rompimento de rejeitos da Barragem 1 da Mina Feijão (Córrego Feijão) (Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A press )
Brumadinho: Banco do Brasil e Caixa abrem contas para doação; saiba como ajudar
Na última sexta-feira (25) Minas Gerais foi tomada novamente pela dor após o rompimento da barragem 1 do complexo Mina do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, a cerca de 60 km de Belo Horizonte, na região metropolitana.
A tragédia aconteceu pouco mais de três anos depois da queda da barragem do Fundão, em Mariana, até então considerado o maior crime ambiental da história do país.
Quase treze milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério despencaram da barragem atingindo a área administrativa da Vale, comunidades da região, e o rio Paraopeba, na Bacia do Rio São Francisco.
Nesta segunda-feira (28) a Caixa e o Banco do Brasil anunciaram a abertura de contas para receber doações para Brumadinho e a abertura de agências móveis para atendimento à população do município, que enfrenta as consequências da tragédia.
A conta corrente do Banco do Brasil é em nome da prefeitura local para receber doações: Agência 1669-1, conta 200-3 (SOS Brumadinho), CNPJ 18.363.929/0001-40.
“O recurso será usado para necessidades urgentes da população local afetada”, informou o banco.
Conforme o banco, a gestão dos recursos deve ser compartilhada. Nesta segunda (28), haverá uma reunião entre Banco do Brasil, prefeitura, Ministério Público e a Justiça local, para discutir sobre a aplicação dos recursos e a prestação de contas.
A Caixa também abrirá uma conta para receber as doações. Os dados da conta corrente, em nome da Defesa Civil, serão divulgados ainda nesta segunda-feira.