Quem é “lagopratense raiz” conhece ou ao menos já ouviu falar de um mercadinho [carinhosamente falando], chamado de “Armazém do Zé Tem Tudo”. O que poucos devem saber é que neste ano, em 28 de fevereiro, o estabelecimento completa 50 anos de trabalho e história em Lagoa da Prata.
Para a reportagem, o #soumaislagoa esteve no local e conversou com Magda Olher Batista, esposa de José Antônio Batista, o Toninho, que é filho de José Batista Filho, o fundador do armazém – atualmente, a direção do mercado é por conta de Magda e o Toninho.
Sr. Zé Batista, fundador do “Armazém do Zé Tem Tudo” e Dona Neném, sua esposa. (Foto: Magda Olher Batista/Arquivo pessoal)
O senhor Zé Batista [fundador do mercado], era de Perdigão e veio trabalhar na usina. Depois, começou a trabalhar como sapateiro; logo após, chamou o ‘sô Mario’, seu irmão, para ajudá-lo, e assim, faziam os sapatos e entregavam as botinas encomendadas para os trabalhadores da usina. Mas com um conselho de amigo, que recebeu de Dr. Ciro, abriu o comércio, que abria às 5h da manhã, para os trabalhadores que trabalhavam no alambique da Lobatinha.
Cinco décadas de “Zé Tem Tudo”
Segundo Magda, antes do armazém ter o nome que tem hoje, ele era chamado de “Miritone”, até que pegou o apelido de “Zé Tem Tudo”.
“Quando começou, já vendia de tudo, ‘miudezas’ que ele [Zé Batista] via nos Bahia [que possuíam um comércio e eram fornecedores], ele colocava aqui, por isso pegou o apelido de “Zé Tem Tudo”. Hoje, tentamos que seja da mesma forma, porém, é mais complicado. Há 50 anos, não existia o tanto de coisa que tem hoje”, falou Toninho, filho de Zé Batista, ao #soumaislagoa.
(Foto: Reprodução da Internet)
Ela ainda falou que atualmente, o “forte” do armazém são as ferramentas, itens para emergências de casa. “Não temos foco em alimentação, antigamente tinha cereais para vender na cuia, banana da dúzia; isso nós tiramos porque a procura não é essa”.
Por fim, Magda falou sobre o sentimento de fazer parte da história do mercado que entrou para história de Lagoa da Prata.
“O que nosso coração deseja é manter uma coisa que foi criada com tanta vontade, por parte do Sr. Zé Batista e Dona Neném [esposa], a gente quer manter essa tradição, não queremos perder ela. É uma alegria para nós ver que o que temos hoje, é fruto dessa intenção que deu certo [de montar o mercado]. Somos frutos disso. Quando o pessoal fala do nosso nome, a ideia é achar ‘qualquer coisa’, embora aqui não tenha de tudo, mas as pessoas tem um pensamento de que podemos salvá-las a qualquer momento, essa visão da vendinha antiga, que salva o bairro, nós não queremos perder”, concluiu.
Relíquias do armazém. (Foto: Ana Isa/Sou+Lagoa)
Relíquias do armazém.
(Foto: Ana Isa/Sou+Lagoa)
O “Armazém do Zé Tem Tudo” está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 358, entre o Centro e Bairro Américo Silva.
Somos apaixonados por uma das cidades mais lindas de Minas Gerais. Lagoa da Prata prova que quem diz que Minas não tem praia está muito enganado. Nós temos as melhores pessoas, e aqui cultivamos amizades e momentos inesquecíveis. O Sou + Lagoa é um portal que está sendo desenvolvido para tornar estes momentos cada vez mais frequentes.
Rua Pernambuco, 1191, apto 201, Santa Eugênia - Lagoa da Prata/MG