(Foto: Jornal Cidade)
Apenas 5 cidades do Centro-Oeste de Minas são destaque no Tesouro Nacional
Apenas cinco cidades do Centro-Oeste de Minas Gerais se destacaram na capacidade de administração do Tesouro Nacional, entre elas, na nossa região apenas as cidades conhecidas como “terra do foguete”, as vizinhas Santo Antônio do Monte e Japaraíba.
Lagoa da Prata aparece com avaliação média, classificada com nota B.
O Tesouro Nacional avalia três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez, em outras palavras, a relação entre receitas e despesa correntes e a situação de caixa para fazer o diagnóstico da saúde fiscal município. É averiguado também, o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), nos quesitos “Cumprimento da Regra de Ouro” e “Despesas com Pessoal”.
As cidades são classificadas com A, B ou C no levantamento. Segundo os dados de 2018, dos 54 municípios que compõem o Centro-Oeste de Minas Gerais, apenas cinco receberam nota A, além das cidades conhecidas como “terras do foguete”, também receberam nota A Perdigão, Pitangui e São Sebastião do Oeste.
Ainda, conforme informou o levantamento, 34 cidades receberam avaliação C, entre elas, Divinópolis, Itaúna e Nova Serrana. O levantamento apura também a situação fiscal para os municípios que querem contrair novos empréstimos com a garantia da União. Apenas as prefeituras com notas A, ou B (com o indicador poupança corrente com nota A) são avalizadas pela União.
Clique aqui e veja lista de municípios do Centro-Oeste de Minas