Roberta Maria seguiu sozinha para Santa Catarina para participar de campeonato de skate. (Foto: Roberta Maria/Arquivo Pessoal)
Aos 15 anos, skatista de Lagoa viaja sozinha para Sul do país e conquista ouro em competição
Ir em busca da realização dos sonhos nunca será uma tarefa fácil, e ao que parece a adolescente Roberta Maria de 15 anos já mostrou que entendeu o recado! Cheia de garra, persistência e esforço, a skatista tem mostrado que não só domina as pistas, como também qualquer adversidade que seja empecilho pra conquistar seus objetivos.
É que para participar da 3ª Taça Itapoá de Skate Amador em Santa Catarina, que ocorreu nos dias 6 e 7 de abril, Roberta trabalhou bastante para juntar a “grana” necessária, e corajosa que só ela, foi sozinha participar da competição. E não bastasse a coragem, a menina fez bonito, mostrou pros sulistas o talento lagopratense e ganhou a competição!
“Fomos aos poderes públicos, mas não tivemos apoio, infelizmente! Estávamos quase desistindo, mas ai eu e meus amigos decidimos fazer uma rifa. Nós saímos para as ruas para vender, e por dia estipulamos uma meta de conseguir ao menos R$ 100. No final, a viagem ficou em R$ 905, e dividido em seis vezes! Pagamos só uma parcela até agora, e tenho as restantes para pagar”, informou a skatista.
Conforme Roberta, tudo começou quando ela e alguns outros skatistas que frequentam a pista de skate de Lagoa, foram convidados a participar da competição no Litoral de Santa Catarina, após a organização observar o desenvolvimento deles nas pistas durante os campeonatos em Minas Gerais.
No entanto, nenhum deles tinha condições para bancar a viagem até Itapoá, por isso, se reuniram pra ir em busca de recursos, foi quando surgiu a ideia da rifa. Porém, não deu para juntar grana pra todo mundo, e então decidiram que apenas Roberta fosse representar a família sk8 da cidade.
Primeira vez de avião!
Durante a viagem as dificuldades continuaram, Roberta precisou enfrentar o medo e além de viajar sozinha, ela viajou de avião pela primeira vez.
“Tive que ter muita coragem e muito cuidado, afinal tenho só 15 anos. Foi ruim viajar sozinha, fiquei insegura, sem meus pais, nunca tinha ido para lugar nenhum, ainda mais de avião. Não conhecia nenhum lugar a não ser Minas”, disse.
É Ouro!
A competição acabou e novamente a rainha das pistas de Lagoa da Prata deu show e está trazendo para a cidade mais uma medalha de ouro e por mais difícil que tenha sido a trajetória, devido aos recursos escassos e a falta de apoio financeiro de apoiadores, Roberta Maria disse que valeu a pena.
“O que mais gostei foi o mar, a coisa mais linda que já vi! O clima, céu nublado, variedade de coisas para fazer, muita gente, e sem falar na cultura diferente! Será uma viagem que vou guardar para a vida toda. E é isso que o skate tem me proporcionado, está mudando minha visão sobre as coisas, aprendo muita coisa, estou ganhando muita vivência, que vou levar sempre comigo. O skate muda a percepção de tudo de uma maneira grandiosa. É muita felicidade e gratidão por todos que torceram por mim. Sinto que cumpri meu dever e agora é ser cada vez melhor todos os dias”, finalizou a skatista.