(Foto: Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr/Divulgação)
Alunos da Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr são selecionados para projeto internacional
Cerca de 60 alunos da Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr, em Lagoa da Prata, participaram do Trends in International Mathematics and Science Study (Timss), traduzido para o português como ‘Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências’.
A prova do projeto ocorreu no dia 31 de agosto e os alunos participantes foram de uma turma de 4º ano e estudantes de uma turma de 8º ano.
Os alunos da Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr foram os únicos de Lagoa da Prata e da região a participarem – cerca de 50 escolas apenas em toda Minas Gerais e três na SRE Divinópolis integraram o projeto.
Conforme o diretor da escola, Halph Carvalho, ao Sou Mais Lagoa, a Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr foi selecionada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para fazer parte da amostra do projeto Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências, o Timss, que é organizado pela Associação Internacional para Avaliação Educacional (IEA), no intuito de avaliar a qualidade do ensino fundamental no país.
“O projeto Timss é desenvolvido em seu atual formato pela Associação Internacional para Avaliação Educacional (IEA), que desde 1995 coleta dados educacionais acerca dos contextos curriculares, práticas de professores, clima escolar e apoio social e familiar relacionadas às áreas de aprendizado de matemática e ciências do 4º e 8º ano do Ensino Fundamental público e privado”, explicou o diretor.
Ele ainda ressaltou que a Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional é uma associação internacional de instituições nacionais de pesquisa, agências governamentais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, compreender e aperfeiçoar a educação em todo o mundo. Mais de 60 países estão ativamente envolvidos na rede IEA e mais de 100 sistemas educacionais participam dos estudos desenvolvidos.
“O estudo foi feito a partir da aplicação de um teste referente aos conhecimentos do conteúdo relacionado à matemática e ciências. A avaliação ocorreu em todo o Brasil no mês de agosto a setembro de 2023, sendo aplicada em formato eletrônico e sem a necessidade de conexão à internet. O Cebraspe forneceu notebooks referente ao número de alunos participantes da amostra”, informou Halph.
Os alunos do Monsenhor realizaram o projeto no fim de agosto, e segundo o diretor, a aplicação de teste de desempenho foi dividida em duas partes, aplicadas aos estudantes no mesmo dia. A duração média da aplicação foi de aproximadamente quatro horas, com 30 minutos de intervalo.
“ [É uma] grande responsabilidade para nossa escola representar o ensino público regional”, disse Halph sobre a participação dos alunos no projeto internacional.
“Ficamos honrados e temos a consciência que fizemos o nosso melhor junto aos nossos estudantes. Mobilizamos bastante e deixamos todos entusiasmados para a prova. Agora é aguardar o ranking. Seremos um termómetro para todo o estado de Minas Gerais. Foi uma grande responsabilidade, pois sabemos que por meio desse diagnóstico serão feitos apontamentos e formuladas políticas públicas educacionais”, falou o diretor.
Por fim, ele informou que ainda não possui informações sobre algum prêmio, mas contou que em breve haverá os resultados.
“O Brasil aderiu ao Timss e participa do estudo pela primeira vez na edição de 2023. Não temos informações sobre premiação, mas breve teremos resultados desse estudo internacional e saberemos o retrato da nossa realidade, frente ao país e ao mundo”, finalizou.