(Foto: Rafael Robatine)
ACE/CDL de Lagoa da Prata recomenda fechamento do comércio por sete dias
A ACE/CDL de Lagoa da Prata comunicou nesta sexta-feira (20), através de uma nota, que diante dos exemplos de outros países e dos números crescentes da pandemia causada pela Covid-19 no Brasil, e manifestando a preocupação em zelar pela saúde da população lagopratense, que recomenda o fechamento geral do comércio em Lagoa da Prata durante os próximos sete dias, com exceção de serviços básicos, como supermercados e farmácias, que devem funcionar com regras de utilização para que se evitem aglomerações.
Conforme a nota, a associação declarou que compreende que a medida diminuirá o avanço do vírus e possibilitará o retorno das atividades o mais rapidamente possível.
“Enquanto houver pessoas nas ruas, o vírus continuará avançando. Seguindo as condições de trabalho recomendadas pela ANS e pelo Ministério da Saúde, a ACE/CDL, também adotará o regime de teletrabalho e home office, suspendendo o atendimento ao público”, informou.
Empresas tomaram medidas de precaução
Embora o fechamento do comércio tenha sido recomendado, em algumas empresas medidas de precaução estavam sendo tomadas. Na Netwise, os serviços de atendimento estavam sendo realizados aos poucos e em pequenos grupos, evitando aglomeração, além de suporte online.
Na A Padaria, procedimentos comuns como a higienização foram intensificados, além disso, o estabelecimento optou por utilização de copos, talheres e pratos descartáveis. Também foi feito um treinamento para que os atendentes não tivessem contado direto com os clientes.
Confira as recomendações da ACE/CDL e Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 (CEMC-19)
A ACE/CDL e Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 (CEMC-19) divulgaram uma cartilha de recomendações para o comércio de Lagoa da Prata para o enfrentamento ao novo coronavírus.
Na cartilha divulgada pelo comitê, foram apresentados os cuidados básicos que devem ser tomados por todos, estes sendo, lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca; evite aglomerações, mantenha os ambientes bem ventilados e não compartilhe objetos pessoais.
Serviços de delivery
Os serviços de delivery, que muitos estabelecimentos adotaram devido ao coronavírus, deverão redobrar os cuidados de higiene na hora da entrega e no manuseio dos alimentos.
Após o recebimento do pedido, entregador e consumir deverão lavar as mãos ou fazer uso do álcool em gel.
Orientações para farmácias e drogarias, academias e estúdios de treinamento
Em farmácias e drogarias, a atenção deve ser especial e colaboradores devem seguir as orientações atentamente. Todos os funcionários devem utilizar máscara, balcões deverão ser higienizados a cada atendimento, atendentes deverão agilizar os atendimentos para evitar filas e colaboradores deverão estar preparados para avaliar, orientar e encaminhar clientes sintomáticos.
Em academias e estúdios, ambientes que possuem aglomeração, contato físico e muita respiração em um só lugar, é recomendado pela cartilha que haja o fechamento dos estabelecimentos. Ainda foi orientado que façam exercícios ao ar livre, desde que se mantenha a distância mínima de um metro de outras pessoas.
Dispensa para os colaboradores
O comitê também orientou na cartilha sobre a dispensa de colaboradores, visto que o isolamento é a melhor forma de prevenir o avanço do vírus. Contudo, a recomendação de dispensa é recomendada especialmente aos grupos de risco e casos suspeitos.
Aos grupos de risco, sendo idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com deficiências renal e doença respiratória crônica, a instrução é que sejam dispensados para trabalho remoto, já que são mais suscetíveis a estados mais graves da doença.
Para casos suspeitos, colaboradores devem ser dispensados para isolamento, para prevenir e não causar riscos à saúde pública.
Vendedores externos e rifeiros
Uma das maiores preocupações devido a pandemia, é a chegada dos vendedores externos e rifeiros, estes que percorrem por todo o país à trabalho. A recomendação para esse grupo é que fiquem atentos aos cuidados básicos. Ao chegarem de viagem, deverão seguir um período de quarentena em isolamento doméstico. O período de quarentena para todos é de sete dias e para aqueles que apresentarem sintomas gripais é de 14 dias.
Cuidado com as ‘fake news’ e aos abusos de preços!
Na cartilha emitida pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, além de todas as recomendações de prevenção contra o coronavírus ao comércio, também foi passado orientações para terem cuidados com as notícias falsas e os abusos de preços na hora de vender produtos.
Para as ‘fake news’,foi orientado que a população se informe a partir de sites e perfis oficiais da Prefeitura de Lagoa da Prata, ACE/CDL e Hospital São Carlos.
Contra o abuso de preços, a cartilha informa o Procon está fiscalizando e punindo empresas que praticam preços abusivos neste período.
Para qualquer dúvida ou caso apresente sintomas, a população pode ligar no número (37) 9 9107-2876 – através deste número, dúvidas serão esclarecidas e orientações serão passadas.