Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, tem pintinhas brancas por todo o corpo. (Foto: Reprodução/EPTV)
MG decreta situação de emergência em saúde pública devido à dengue
O governo de Minas informou, nesta terça-feira (23), que o governador Romeu Zema decretou situação de emergência em saúde pública em parte do estado como medida para conter o avanço da dengue. O ato, que foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, abrange o Centro-Oeste, Oeste e Triângulo Mineiro.
Segundo o governo, com a medida, será possível mobilizar recursos de forma mais ágil para o combate ao Aedes aegypti e também para o atendimento a pacientes.
Ainda com o Executivo estadual, a Secretaria de Estado de Saúde destinou cerca de R$ 4 milhões para o combate à doença após uma resolução aprovada no início do mês.
Inicialmente, 93 prefeituras receberão recursos para reforço de despesas com pessoal, como contratação de agentes de controle de endemias e capacitações para profissionais na assistência hospitalar, e custeio e manutenção de atividades, como confecção e reprodução de material gráfico informativo, aquisição de material de apoio para ações de mobilização e mutirões de limpeza de áreas prioritárias.
A cada 15 dias, até o fim de junho, a lista de municípios poderá ser atualizada. A próxima resolução prevista deverá contemplar 46 municípios, no montante de mais de R$ 1,8 milhão.
1000%
No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento de casos da doença ultrapassa 1.000%.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até esta segunda-feira (22), 140.754 casos prováveis – que englobam os confirmados e suspeitos – foram registrados neste ano no estado. Deste total, 115.062 se referem ao primeiro trimestre deste ano.
Segundo os dados da secretaria, o mês com mais casos, até o momento, foi março. No terceiro mês de 2019, 63.696 ocorrências de dengue foram contabilizadas em Minas, o que representa uma alta de cerca de 88% em relação a fevereiro, quando houve 33.880 registros. Já em janeiro, foram 17.486.
(Fonte: G1)