Não deixe que a ressaca de carnaval estrague a sua rotina. (Foto: iStock, Getty Images)
Ressaca de Carnaval? Veja 6 dicas para recuperar as energias
O carnaval passou, a diversão foi embora e nesta quinta-feira (7) tem muita gente sentindo os efeitos da folia, sobretudo o efeito da bebedeira dos dias de festa. Como é uma época em que é muito mais comum ver as pessoas extrapolando um pouquinho, uma palavra bem chata passa a fazer parte dos dicionários de muita gente: ressaca. Essa sensação horrível que é parceira pós-festa.
Você acorda com dor de cabeça, dor nos olhos, moleza, enjoo. Está passando por isso, né? A ressaca ocorre quando há uma intoxicação no corpo por conta de muita bebida alcoólica, portanto é uma reação natural do nosso organismo. Para processar todo o álcool ingerido e eliminá-lo, vários órgãos do corpo tem que trabalhar bastante, acima do que aconteceria se não houvesse álcool.
Neste processo, o fígado é o mais sobrecarregado. E o pior, ele não sabe que você parou de beber e continua trabalhando para dar conta de tanto álcool, como se ele mesmo estivesse embriagado.
Essa “hora extra” do fígado acumula enzimas no corpo que acabam por bagunçar o metabolismo e interfere até no sistema nervoso. Isso causa os sintomas que muita gente conhece: dor de cabeça, desidratação, enjoo, diarreia e um cansaço danado.
Mas como o Sou + sempre se preocupa em dar aquele ‘help’, a redação reuniu algumas dicas para amenizar esse sofrimento. Confira:
Dormir bem
Depois de tantos dias curtindo o carnaval, descansar e permitir que o seu corpo se recupere é super importante para reduzir os sintomas da ressaca.
Para ter um bom momento de sono que te ajude a relaxar e revitalizar o corpo, você pode tomar um banho e depois usar um creme com ação anti-oxidante que possua propriedades nutritivas, regeneradoras e hidratantes.
Fazer um bom chá
Tomar chá é uma baita dica para curar a ressaca dos dias de carnaval. Chás de salsaparrilha, erva-cidreira e chá verde são excelentes aliados para eliminar as toxinas.
Também vale lembrar dos super conhecidos chás de boldo ou de folhas de louro que ajudam muito a aliviar dores no estômago e no fígado.
Os brócolis salvam
Quando você estiver querendo que o mundo acabe e o álcool deixe de existir, você também vai querer que seu fígado libere todo o etanal do seu corpo. Também conhecido com acetaldeído, o etanal é uma toxina gerada pela reação do álcool no corpo humano. Pode causar dores de cabeça, náuseas e tontura.
Por isso, não há nada melhor do cisteína encontrada em ovos, brócolis, pimenta, cebolas e gérmen de trigo. Este aminoácido é responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, sendo responsável pela aceleração no processo da cura da ressaca.
Bananas e kiwi podem ajudar
Nem todas as frutas irão fazer você se sentir melhor, e comer uma fruta errada pode fazer você se sentir pior. Experimente uma banana ou kiwi. Ambas são ótimas fontes de potássio, um mineral que você perde quando bebe devido ao efeito diurético do álcool.
Água: Recuperar o que foi perdido
Você sabe qual a relação entre desidratação e dores de cabeça na ressaca? Como o álcool faz com que as pessoas urinem mais do que o normal, existe uma grande perda de água. Por isso, o corpo tenta se reidratar roubando água do cérebro, que acaba ficando um pouco menor do que o normal. As membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e assim surge a dor.
Para fazer com que isso seja amenizado: água, muita água. O líquido é capaz fazer com que seu corpo seja reidratado, além de permitir que o cérebro volte a trabalhar das maneiras corretas. Logicamente, um copo de água não fará a dor passar em dois minutos, mas a reidratação é essencial para a “revitalização”.
Evite o paracetamol
Utilizar remédios à base de paracetamol pode ser prejudicial para o fígado, que já trabalhou bastante para metabolizar as doses de álcool ingeridas. O ideal é partir para métodos mais naturais.
Anotou essas dicas infalíveis para curar a ressaca do carnaval!? Então agora é só se melhorar logo e programar a próxima folia!